5 profissões para quem ama mexer com números

As 5 profissões para quem ama mexer com números são concentradas em tabelas, gráficos, pesquisas numéricas e informações relacionadas ao campo das Ciências Exatas. São opções ideais para quem não se identifica com atividades relacionadas ao atendimento e interação com clientes.

Os indivíduos que se identificam com o conhecimento da área de Ciências Exatas preferem as informações numéricas e se sentem mais felizes realizando cálculos e projeções. Neste contexto, existem 5 profissões para quem ama mexer com números ideais para os que desejam trabalhar com tabelas, gráficos, pesquisas e dados matemáticos.

continua depois da publicidade

Sobretudo, são carreiras que oferecem diferentes áreas de atuação, remunerações vantajosas, benefícios proporcionais à realidade do mercado de trabalho e espaço para crescimento a longo prazo. Porém, mais do que paixão por números, é necessário possuir outras habilidades e dominar aspectos específicos de cada setor. Saiba mais informações a seguir e veja se alguma dessas opções se encaixam ao seu perfil:

5 profissões para quem ama mexer com números

Leia também

1) Ciências Contábeis

A profissão em Ciências Contábeis forma profissionais que vão administrar todo o aspecto de contabilidade de uma instituição, cuidando tanto dos gastos quanto dos lucros, investimentos, entradas e saídas de capital da empresa. Portanto, podem atuar no cenário regional, nacional ou internacional, a depender da abrangência da companhia que estiverem atendendo.

Além de auxiliar a manter o equilíbrio fiscal e financeiro, esses profissionais oferecem informações numéricas e objetivas para que os gestores tomem decisões. Seja em relação a novas contratações, demissões em massa, expansão para outros setores e novos investimentos, são os números que mostram qual é o melhor caminho a seguir.

continua depois da publicidade

2) Engenharia Civil

O profissional de Engenharia Civil é responsável pela elaboração, fiscalização e execução de projetos de edificações, desde casas até túneis, pontes, linhas ferroviárias e muito mais. Nesse processo, são realizados incontáveis cálculos para garantir a segurança da construção, tanto no aspecto de área territorial ocupada quanto na consideração de fatores como eventos climáticos.

Desse modo, é necessária uma capacidade analítica, visão objetiva, raciocínio lógico e pensamento acelerado para atuar como Engenheiro Civil, pois diversas emergências e adversidades podem surgir ao longo de uma construção. Ademais, atuam em conjunto com outros departamentos, como o financeiro, para garantir que o projeto tenha continuidade.

3) Estatística

A área de Estatística está se tornando cada vez mais importante para que as empresas, governos e demais instituições tomem decisões orientadas em dados, e não opiniões pessoais ou questões subjetivas. Esse profissional atua no levantamento, processamento e apresentação de dados para auxiliar na redução de erros, controle dos gastos e direcionamento dos recursos.

continua depois da publicidade

O profissional de Estatística pode trabalhar na área de pesquisa, garantindo resultados mais assertivos no desenvolvimento de novas tecnologias, experimentações científicas e nas ações de prevenção ou segurança.

4) Logística

Outro profissional que tem estado mais presente nas companhias é o especialista em Logística. Em suas atividades, é responsável por gerenciar o fluxo de mercadorias, distribuição e armazenamento de produtos, funcionamento dos sistemas de transportes, organização de itens e outras ações relacionadas com os bens da instituição.

Seja na modalidade tecnológica ou no bacharelado, quem estuda Logística aprende diversas técnicas de organização e gerenciamento de informações, utilizando cálculos para garantir que o estoque atenda a demanda dos clientes. Porém, aprendem também sobre Empreendedorismo e Administração, uma vez que suas atividades auxiliam a identificar necessidades e oportunidades de crescimento.

continua depois da publicidade

5) Economia

O Economista é um profissional da área de Ciências Humanas, mas grande parte das Ciências Econômicas passam pelo mundo dos números e cálculos matemáticos. A formação inclui matérias como Contabilidade, Matemática Financeira, Logística, Estatística, Finanças e outras semelhantes. No final, o estudante é habilitado a lidar com as questões relativas ao patrimônio de pessoas, empresas e governos.

No cotidiano, realiza estudos, análises de mercado, planejamento de ampliação do patrimônio, projetos de preservação de capital e propostas de investimentos em diferentes escalas, tanto nacional quanto internacional. Assim, pode ser fundamental para que as empresas identifiquem oportunidades de crescimento e façam investimentos assertivos.

Leia também

Concursos em sua
cidade