As profissões incríveis para quem é formado em Relações Internacionais podem ser rentáveis, promissoras e trazer o sucesso esperado, dependendo das competências do profissional no cargo exercido.
Selecionamos cinco profissões incríveis para quem é formado em Relações Internacionais que podem trazer prestígio e satisfação. Se você se identifica com essa área e sempre sonhou em se graduar nela, não deixe de ler essa matéria até o fim.
Profissões incríveis para quem é formado em Relações Internacionais
1. Diplomata Corporativo
Organizações de grande porte que desejam expandir seus negócios internacionalmente precisam contar com os serviços do Diplomata Corporativo.
Este profissional é um aliado estratégico que realiza estudos aprofundados sobre os prováveis mercados de atuação e fornece consultoria especializada para os CEOs.
Com uma visão multidisciplinar, o Diplomata Corporativo avalia a demanda dos produtos nos países-alvo e elabora soluções para atrair os consumidores locais.
Além disso, ele atua em negociações entre setores público e privado, sempre almejando resultados concretos.
2. Consultor Político
Outra das profissões incríveis para quem é formado em Relações Internacionais.
Empresas e órgãos governamentais sempre precisam de Consultores Políticos, já que esses profissionais conseguem realizar uma minuciosa análise de mercados, das políticas econômicas internacionais e, por vezes, até mesmo gerenciar potenciais crises.
Suas atividades envolvem o mapeamento de cenários públicos e privados, permitindo que as organizações consigam prever eventuais desafios e façam investimentos assertivos que tragam o retorno financeiro esperado.
3. Analista de Logística Internacional
Mais uma das profissões incríveis para quem é formado em Relações Internacionais.
O Analista de Logística Internacional é o responsável por planejar o processo de despacho e recebimento dos insumos, matéria-prima e mercadorias que são importadas ou exportadas.
Ele é um elemento vital para o sucesso das operações globais das empresas de grande porte que atuam em mercados no exterior.
Esse profissional atua desde a consideração dos custos totais até a segurança das cargas que chegam ou saem do Brasil, além de planejar a melhor rota para os produtos.
Para atuar nesse cargo, é preciso ter conhecimento especializado em legislação alfandegária e portuária, para que o fluxo contínuo de mercadorias não seja interrompido.
4. Diplomata
O cargo de Diplomata, que tem bastante prestígio no Brasil, é considerado um dos mais almejados por quem se gradua no curso de Relações Internacionais.
Esse profissional é o responsável por negociar acordos internacionais, incentivar as relações econômicas e culturais entre o Brasil e outros países, melhorar a imagem internacional da nossa nação, além de promover os interesses dela.
Se você sempre sonhou em se tornar um Diplomata, precisará ser aprovado em um concurso público da área.
Caso isso aconteça, vai precisar passar por um rigoroso curso de formação que irá prepará-lo para representar o Brasil em questões internacionais de grande relevância.
5. Professor Universitário
A última das profissões incríveis para quem é formado em Relações Internacionais. Se você está pensando em se graduar neste curso também poderá atuar como Professor Universitário.
Esse profissional pode ministrar aulas em faculdades (públicas ou particulares) e até mesmo realizar pesquisas especializadas na área, o que contribui significativamente para o avanço do conhecimento.
Os seus amplos conhecimentos sobre economia global, comportamento político e relações internacionais são extremamente importantes para orientar organizações do setor de importação e exportação, órgãos públicos e até outros profissionais da área.
A constante participação em congressos, workshops, fóruns de pesquisa e consultorias em trabalhos acadêmicos, fazem do Professor Universitário uma peça-chave essencial na disseminação do saber.