5 passos para usar a leitura dinâmica e ler mais rápido no dia a dia

O concurseiro que deseja ler mais rápido no dia a dia precisa exercitar a sua leitura dinâmica durante a fase de preparação para as provas.

Se você é um daqueles concurseiros que precisa absorver uma vasta quantidade de conteúdo para as provas do certame, a leitura dinâmica pode ser uma estratégia valiosa. Afinal, ler mais rápido no dia a dia pode otimizar bastante o tempo durante a fase de aprendizagem.

continua depois da publicidade

Por isso, elaboramos esta matéria que selecionou cinco passos para usar a leitura dinâmica no dia a dia. Se você procura uma forma de aprimorar essa importante habilidade para aumentar as chances de aprovação em um concurso público, não deixe de ler até o fim, combinado?

Passos para ler mais rápido no dia a dia

Leia também

1. Treine seus olhos

Quando estamos lendo, nossos olhos saltam de palavra em palavra, em um movimento que pode ser bastante lento, especialmente na infância. Mas aprimorar a velocidade desses “saltos oculares” é extremamente importante para ler mais rápido no dia a dia.

Quanto mais amplo for esse campo de visão, mais rápido o concurseiro completará um parágrafo e, consequentemente, um texto inteiro. Em suma, é necessário acelerar a velocidade da leitura, entendeu?

continua depois da publicidade

2. Compreensão progressiva

Outra dica para ler mais rápido no dia a dia é esta. O concurseiro não pode se intimidar caso perceba que não compreendeu imediatamente um trecho lido.

Estudos indicam que alcançar uma compreensão de 80% de um determinado conteúdo já é considerado um bom resultado.

Ao invés de voltar na parte que não entendeu, recomendamos terminar de ler todo o conteúdo antes de revisar os pontos que precisam de esclarecimento. Essa estratégia otimiza o tempo e não confunde a sua mente.

3. Utilize a técnica skimming

Mais um dos passos para ler mais rápido no dia a dia. A metodologia skimming é amplamente empregada no estudo da língua inglesa para fins específicos.

O concurseiro precisa fazer uma rápida e superficial leitura do texto para identificar informações essenciais, como título, autor, temas, imagens, data e tópicos principais.

continua depois da publicidade

Essa técnica prepara a sua mente para uma leitura mais aprofundada apenas quando for necessário. Mas é necessário ter o máximo de atenção quando for usar o método skimming, para que nenhuma informação relevante passe despercebida.

4. Mantenha o foco

Para manter uma boa leitura dinâmica, o concurseiro precisa eliminar todo tipo de distração ao seu redor. A concentração é fundamental para absorver o conteúdo de forma eficaz.

Por isso, evite ao máximo as distrações, como usar o celular na hora que estiver estudando, por exemplo. Elas podem prejudicar (e muito, tá?) a sua produtividade e, por consequência, o seu aprendizado. Foco é tudo, concurseiro. Lembre-se disso.

5. Escolha um ambiente favorável à leitura

Para o concurseiro ler mais rápido no dia a dia, ele precisa dar preferência para locais silenciosos na hora de exercitar a sua leitura dinâmica. Embora seja uma tarefa desafiadora, a dica aqui é optar por lugares mais tranquilos, sem barulhos externos, se for possível.

continua depois da publicidade

A leitura dinâmica exige muita concentração, e os ruídos por mais baixos que sejam podem afetá-la em cheio. Se for viável, que tal escolher uma biblioteca pública para colocar em prática essa técnica? Lembre-se de que qualquer ruído externo pode interferir na sua concentração.

Dominar a arte da leitura dinâmica não apenas melhora seu desempenho nos estudos para as provas do concurso, mas também enriquece sua experiência de aprendizado.

Agora é incorporar as dicas para ler mais rápido no dia a dia e turbinar o seu aprendizado para as provas do concurso. Pode acreditar, a leitura dinâmica pode ser uma experiência mais produtiva e gratificante para o concurseiro. Boa sorte.

Leia também

Concursos em sua
cidade