É sempre interessante investigar a origem das palavras que usamos no dia a dia. Até porque, durante o estudo de regras gramaticais, a fixação do conteúdo fica ainda maior quando você entende de onde tudo aquilo realmente surgiu. E a Língua Portuguesa é riquíssima.
Além de particulares do idioma que só nós temos, é possível perceber influências de outras culturas a partir do fluxo de imigração que ocorreu no Brasil a partir de 1850. Mas outras derivações vieram da Grécia, sabia disso? E mais: algumas derivam da mitologia grega.
Termos específicos, como caos, dizem respeito a deuses ou demais entidades das histórias que conhecemos durante a escola – ou nos jogos de God of War, se você era fã da saga assim como eu. Vamos discorrer mais sobre o asunto no decorrer de nosso artigo.
Aproveite a visita e, claro, não se esqueça de explorar outros conteúdos que publicamos por aqui. Já postamos textos sobre palavras que derivam do alemão, francês, italiano e muito mais. Também não perca nossas dicas de estudo e notícias de concursos abertos no país.
Palavras que derivam da mitologia grega e você provavelmente não sabia
1. Atlético
Atlas, na mitologia grega, era um titã que carregava o céu em seus ombros como castigo por desafiar os deuses. Na linguagem moderna, “atlético” e “atlas” são termos relacionados à força física e à resistência, evocando a imagem do titã que suporta o peso do mundo.
2. Caos
A palavra deriva do deus Caos na mitologia grega, que representava o vazio primordial antes da criação do mundo. Atualmente, usamos o termo para descrever desordem, confusão e falta de organização.
Sua presença na Língua Portuguesa reflete a associação ancestral entre o vazio original e a ausência de ordem.
3. Narcisismo
Originado da história de Narciso, um jovem de extrema beleza que se apaixonou por sua própria imagem refletida na água, o termo “narcisismo” é utilizado para descrever um amor excessivo por si mesmo.
Quando alguém é acusado disso, está sendo associado à busca desmedida por sua própria admiração, tal como Narciso fez.
4. Pânico
A palavra “pânico” tem suas origens em Pã, o deus grego dos bosques e rebanhos. Conta-se que ele causava medo súbito e incontrolável aos viajantes que cruzavam seus domínios.
Assim, quando nos referimos a um estado de medo intenso e repentino, usamos a palavra “pânico” como uma homenagem à influência temerosa de Pã.
5. Édipo
A tragédia de Édipo, um herói que sem saber mata seu pai e casa-se com sua mãe, deu origem ao termo “complexo de Édipo”. Essa expressão é usada na psicanálise para descrever um fenômeno bem específico.
Ou seja, o momento em que a criança desenvolve sentimentos amorosos/hostis em relação ao progenitor do sexo oposto.