O mundo está em constante evolução. Algumas dessas mudanças, porém, são tão drásticas que alguns sequer acreditam que foram feitas: esse é o caso de muitos países que mudaram de nome com o passar do tempo.
Ao longo da história, boa parte dos territórios mundiais passaram por uma série de transformações, algumas consideradas decisivas. Com isso, alterar seus nomes certamente entra nessa lista.
Seja por conta de fatores sociais, culturais ou políticos, muitos deles buscavam mudar sua identidade e sua narrativa histórica. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo alguns exemplos de países que mudaram de nome.
5 países que mudaram de nome com o passar do tempo
1. Türkiye
A mudança do nome da Turquia para Türkiye é consideravelmente recente. Com o governo do presidente Recep Tayyip Erdoğan, a jurisdição decidiu mudar oficialmente o título do país.
A partir de então, desde 2022, o anglicanismo da antiga versão, conhecida internacionalmente como “Turkey”, que significa “peru” em inglês, deu vez para Türkiye.
De acordo com o presidente, a nova palavra expressa da melhor maneira a cultura, civilização e os valores da nação turca.
2. Irã
O Irã se chamava Pérsia até o dia 21 de março de 1935. Por decreto real, o país mudou oficialmente de nome, uma tentativa de modernização do território pelo xá Reza Pahlavi.
Seja como for, os persas sempre estiveram lá. O povo descende de tribos que ocuparam a Ásia Central pelo menos 3 mil atrás, formando a raiz de um império.
Por sua vez, os iranianos de hoje são descendentes dessa linhagem, mas se dividem em muitas outras ramificações. Mesmo que o país se chamasse Pérsia até o século passado, “Irã” já circulava entre seus cidadãos.
O motivo é o fato da palavra, na língua parse, significar “terra dos arianos”. Com isso, apenas os europeus chamavam o local de Pérsia.
3. Tchéquia
Após duas décadas de debate, em 2016, o governo tcheco conseguiu que a antes República Tcheca passasse a se chamar apenas Czechia, ou Tchéquia.
O pedido foi formalizado junto à ONU, de modo que a forma abreviada fosse incluída nas bases de dados oficiais da organização. Contudo, isso não significa exatamente que o país tenha mudado de nome.
“Tchéquia” não substitui a denominação formal de “República Tcheca”, que ainda é utilizada em ocasiões oficiais. Contudo, a versão abreviada ainda é aconselhada pela maioria.
4. Países Baixos
Você certamente conhece esse território por um dos nomes popularizados ao redor do mundo: Holanda. Contudo, a versão formal e correta é a dos Países Baixos.
De modo que fosse possível difundir ainda mais a cultura do país, o território aderiu a uma campanha de marketing que valorizasse a origem geográfica da região.
Vale lembrar que Países Baixos é a denominação de toda a área de Nederland, que em neerlandês é “Neder-landen”, significando “terras baixas”.
Enquanto isso, “Holanda” é um nome conhecido apenas na região oeste, que está dividida em Holanda do Norte e Holanda do Sul.
5. Tailândia
A Tailândia, oficialmente Reino da Tailândia, era anteriormente conhecida como Sião. Em meio à revolução, porém, em 1932 o país deixou de ser uma monarquia absoluta e se tornou uma monarquia constitucional.
Com isso, em 23 de junho de 1939, o território deixou de se chamar Sião e adotou oficialmente o nome atual, Tailândia.
O país sempre foi chamado de Mueang Thai por seus cidadãos. Contudo, outros o chamavam de Siam, ou Sião, identificado no sânscrito como Syama, que significa “escuro”.
A palavra “Thai”, por sua vez, não origina do próprio idioma tailandês. Na língua, ela significa “independência”, mas faz referência primariamente a um grupo étnico das planícies centrais, os tais.