Os livros que todo mundo deveria ler na vida são uma fonte inesgotável de conhecimento, podem aprimorar o pensamento crítico, fomentar a imaginação e, de quebra, aguçar o vocabulário do concurseiro. Por mais que a leitura diária seja algo importante, ela exige tempo e concentração, para que a compreensão do assunto seja efetiva.
Por isso, essa matéria selecionou cinco livros que todo mundo deveria ler na vida. Se você é um concurseiro ávido por uma boa leitura e está sempre em busca do conhecimento, continue conosco até o fim da leitura para conhecer as obras aclamadas tanto pela crítica, quanto pelo público leitor. Confira.
Livros que todo mundo deveria ler na vida
1 – O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa
Esse renomado e famoso escritor português nos prestigiou com esse livro que precisa ser lido ao menos uma vez na vida. Com uma linguagem poética, essa obra foi publicada em 1982 e aborda diversos temas interessantes sobre o existencialismo, na sua essência.
Todos os textos deste livro são sempre assinados por Bernardo Soares, um ajudante de guarda-livros que morava em Lisboa e um dos heterônimos de Fernando Pessoa. O concurseiro que deseja aprimorar o seu conhecimento não deve deixar de ler essa obra.
2 – Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus
Mais um dos livros que todo mundo deveria ler na vida. Publicada em 1960, a história dessa aclamada obra faz menção à triste realidade das pessoas pouco favorecidas, situadas à margem da sociedade e que são alvos de discriminação social, no Brasil.
O livro apresenta uma compilação de diários escritos por uma mulher de origem humilde, negra, moradora da periferia de São Paulo e que era mãe solo. Ela acabou ganhando notoriedade ao mostrar como era a sua difícil rotina, bem como os desafios diários enfrentados, para o público. O sucesso da obra foi tanto, que ela foi traduzida para 13 idiomas diferentes.
3 – A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
Outro dos livros que todo mundo deveria ler na vida. Essa obra foi publicada em 1977 e acabou se tornando leitura obrigatória nas escolas nos anos seguintes, tamanho o seu envolvimento com os leitores. O último romance dessa renomada autora tornou-se bastante conhecido em todo o mundo.
A narrativa apresenta a história de Macabéa, que é uma jovem alagoana que veio para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida e mais oportunidades de emprego. O leitor se conecta com o sofrimento da moça, que encontra desafios, obstáculos e situações delicadas impostas pela Cidade Maravilhosa.
4 – Livros que todo mundo deveria ler na vida: Dom Casmurro, de Machado de Assis
Esse renomado, famoso e respeitado autor publicou essa obra, que é narrada em primeira pessoa, em 1899. O romance entre Bento e Capitu é um dos mais aclamados da literatura brasileira e tornou-se bastante conhecido por causa da envolvente narrativa.
A belíssima história levanta uma série de questionamentos interessantes que acabam sendo respondidos pelo próprio leitor, no decorrer da leitura. O sucesso foi tanto entre o público, que esse livro também foi parar nas telas da TV, em 1985. Não deixe de ler, concurseiro.
5 – O Vermelho e o Negro, de Sthendal
O último dos livros que todo mundo deveria ler na vida também é super importante. Considerado um clássico da literatura francesa, esse romance psicológico narra a bela história de um jovem pobre e talentoso que acaba indo para Paris, em busca de uma vida mais digna, no ano de 1830.
No desenrolar da trama, o rapaz precisa lidar com os fantasmas do passado, ao mesmo tempo em que tenta fazer parte da alta sociedade daquelas priscas eras. A narrativa ainda aborda todo o glamour de uma era de ouro, como os grandes salões das artes francesas, que eram frequentados pela nobreza, políticos influentes, celebridades e pelos gênios da ciência.