A leitura é realmente transformadora por ser capaz de nos transportar para um universo de possibilidades. Com ela, conseguimos explorar a nossa imaginação, já que temos que deduzir a sequências de cenas a partir de palavras. É aí que entra a beleza dos escritos literários.
E os benefícios não param por aí. Os concurseiros de plantão estão super acostumados com leituras frequentes, mas contratempos podem simplesmente afastá-los da literatura. E se eu te falar que existem livros simples e incríveis que podem ser lidos rapidamente?
Assim, você consegue retomar hábitos antigos e explorar outros segmentos de seu cérebro que estavam deixados de lado. E eu posso dizer com propriedade que a leitura descompromissada, ainda mais no âmbito ficcional, te ajuda na hora de interpretar enunciados.
Em nossa matéria, selecionamos livros verdadeiramente ricos e simples de serem lidos para que você coloque na sua listinha. Vamos lá?
Livros simples para você retomar o hábito de leitura
1. O Pequeno Príncipe
Em um pequeno planeta do tamanho de uma casa, reside um príncipe com cabelos dourados, vindo de um asteroide distante. Esta é a premissa mágica de “O Pequeno Príncipe”, uma obra atemporal escrita por Antoine de Saint-Exupéry.
Publicado pela primeira vez em 1943, este livro encantador transcende as barreiras do tempo e da idade, cativando leitores de todas as gerações com sua prosa poética e filosofia sutil.
2. Água Viva
Publicado em 1973, “Água Viva” é uma obra única e desafiadora da renomada escritora brasileira Clarice Lispector. Este livro, muitas vezes descrito como um romance filosófico, transcende os limites da narrativa convencional.
O livro oferece aos leitores uma experiência literária intensa e íntima. Em “Água Viva”, Clarice Lispector mergulha nas profundezas da existência, explorando temas como identidade, arte, amor e a natureza efêmera da vida. É o complexo tratado de maneira simples.
3. Pessoas Normais
“Pessoas Normais”, a obra magistral de Sally Rooney, mergulha nas complexidades das relações humanas, desvendando as teias intricadas que ligam dois protagonistas ao longo dos anos.
Publicado em 2018, o romance contemporâneo rapidamente se tornou um fenômeno literário, aclamado por sua honestidade, narrativa cativante e crua ao mesmo tempo, além de personagens excepcionalmente bem-desenvolvidos.
4. A Revolução dos Bichos
Publicado em 1945, “A Revolução dos Bichos” é uma obra-prima literária de George Orwell. A trama se desenrola na Fazenda do Solar, onde os animais, cansados dos maus tratos e exploração dos humanos, se rebelam sob a liderança dos porcos.
Inspirados pela visão de liberdade e igualdade proclamada pelo líder dos porcos, o Major, os animais instauram uma revolução, expulsam os humanos e assumem o controle da fazenda. Inicia-se, assim, a República dos Bichos.
5. Folhas de Relva
Publicada pela primeira vez em 1855, “Folhas de Relva” é uma obra poética que revolucionou a literatura norte-americana e influenciou gerações de escritores.
O autor, Walt Whitman, desafiou as convenções da época ao apresentar uma visão expansiva, celebrando a diversidade da experiência humana e a natureza em si. É uma experiência encantadora e, por ser um livro de poemas, você pode ler de tempo em tempo sem problemas.