De uma coisa ninguém pode duvidar: obras literárias que se tornaram best-sellers, muitas vezes, apresentam uma tendência de serem transformadas em produções do cinema. O motivo é simples: massificar uma história de sucesso pode ser bem mais fácil do que criar tudo do zero. Por isso, essa matéria vai te mostrar cinco livros incríveis que viraram filmes.
Continue a leitura até o final e surpreenda-se com os filmes que foram baseados em livros que provavelmente você nem desconfiava disso. Depois, é só reservar um momento para assistir aquelas obras que mais lhe interessarem. Pronto? Então, vamos lá.
Livros incríveis que viraram filmes
1) Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling)
Esse é um dos livros incríveis que viraram filmes. Se você é fã do gênero aventura e fantasia, é bem provável de já ter assistido essa megaprodução. Mas você sabia que toda a história foi baseada no livro de mesmo nome? É verdade.
Esse livro fez tanto sucesso que foi adaptado para o cinema e acabou se tornando um dos campeões de bilheteria no ano do seu lançamento (2001). A história do menino-bruxo com poderes mágicos e que enfrenta inúmeros desafios em busca da pedra filosofal, encantou adultos e crianças em todo o mundo.
O curioso é que esse livro foi o responsável por uma geração inteira de pré-adolescentes e adolescentes adotarem o hábito da leitura, tamanho o seu apelo emocional.
2) Cidade de Deus (Paulo Lins)
Mais um dos livros incríveis que viraram filmes. Deixando a fantasia de lado, essa obra retrata com maestria a verdade “nua e crua” do cotidiano das pessoas que vivem nas periferias brasileiras. Cidade de Deus foi o filme brasileiro com nota máxima no IMDb (Internet Movie Database).
Inspirado na obra do autor Paulo Lins que, usando toda a sua criatividade e inspiração, constrói um cenário que até hoje se conecta com a realidade dos moradores das comunidades da maioria das capitais brasileiras, em especial, as cariocas.
Baseado em fatos reais, o livro aborda temas como as descobertas da juventude, domínio regional, tráfico de drogas, extrema pobreza e diversas formas de violência (física e emocional). Tudo sob o comando do personagem Zé Pequeno.
3) Livros incríveis que viraram filmes: O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)
Se você gosta do gênero romance, é bastante provável de já ter visto esse filme (2002), que foi adaptado do livro homônimo desse escritor francês. A história de um marinheiro, vítima de um complô e que é preso injustamente, vai te emocionar do início ao fim.
Vários anos depois de ir para a prisão, o homem escapa do confinamento, enriquece e se vinga de todas as pessoas que o levaram para atrás das grades. Os personagens criados pelo autor lembram a França do século XIX, que era uma sociedade em plena transformação e que passou a permitir a mudança de posições sociais de alguns grupos de pessoas.
Por ter se tornado um sucesso editorial, o livro o Conde de Monte Cristo ganhou várias versões que foram adaptadas para as telas dos cinemas de todo o mundo.
4) A Menina Que Roubava Livros (Markus Zusak)
Mais um dos livros incríveis que viraram filmes. A narração dessa obra literária oferece ao leitor uma dose de comoção, surpresa e morbidez. E a mescla desses sentimentos a fez se transformar em um filme, que foi lançado em 2014.
Quando a morte percebe que a adolescente e ladra de livros sempre escapava das suas emboscadas, ela começa a rastrear as suas pegadas, entre os anos de 1939 a 1943. E o que estava acontecendo nessa época? A Segunda Grande Guerra Mundial.
A jovem, que era sempre atormentada por pesadelos, acaba ficando mais próxima do seu pai que a adotou, como forma de espantar a solidão e o medo. Foi aí que ela passa a se encantar pela leitura. Como diversos estabelecimentos da cidade onde morava estava em chamas, a menina furtava os exemplares (da biblioteca pública) que não foram afetados pelo fogo para lê-los depois.
5) Quatro estações (Stephen King)
O último dos livros incríveis que viraram filmes. Essa obra criada pelo mestre do gênero suspense foi publicada em 1983. Mas a pegada desse livro é diferente do que os fãs de Stephen King estão acostumados a lidar.
Trata-se de quatro histórias distintas em que o autor se baseia no cotidiano dos personagens, mostrando a sua habilidade de criar demônios sob uma ótica jamais abordada anteriormente. As criaturas aparecem totalmente de maneira sublime, o que deixou a natureza humana em êxtase.
A adaptação para o cinema contou com as atuações dos atores Morgan Freeman e Tim Robbins e acabou fazendo sucesso com o filme intitulado “Um Sonho de Liberdade”, considerada a melhor produção de todos os tempos, segundo os críticos.