Temos uma ótima notícia: o universo literário voltou a ganhar o gosto de jovens, especialmente da geração Z. Inúmeros influencer de redes sociais, alguns conhecidos como booktokers, passaram a recomendar livros em seus perfis, formando uma comunidade de leitores.
E o TikTok, por exemplo, é uma plataforma onde vídeos podem viralizar com bastante frequência, instigando a vontade dos usuários em conhecer obras que estão sendo bem faladas. Isso está refletindo diretamente na venda dos títulos, como podemos perceber em 2023.
A escritora norte-americana Colleen Hoover ganhou o gosto popular com obras que instigam o imaginário. Além de romances com temas controversos e um tanto quanto delicados, ela também é conhecida por fazer suspense como ninguém, como é o caso do livro “Verity”.
É Assim que Começa, da mesma autora, foi amplamente comercializado pelo Brasil afora, se tornando a obra mais vendida nas terras tupiniquins, considerando os dados do ano passado. Milhões de títulos foram adquiridos por leitores fiéis e influenciados pelas redes.
Usar as redes sociais para compartilhar conhecimento é algo mágico e genuíno, não é? Independentemente do tema dos livros, o hábito de leitura é algo importante de se nutrir para que a cognição possa ser desenvolvida, criando condições para expandir e elevar a nossa mente.
Pensando nisso, vamos comentar sobre cinco livros que estão dando o que falar nas redes sociais e que você deve conhecer. Além da Hoover, também trouxemos títulos de outros autores, tanto nacionais quanto internacionais. Assim, você fica por dentro das tendências.
Populares: livros que estão dando o que falar pelo Brasil
1. Verity – Colleen Hoover
No suspense amplamente lido pela comunidade do TikTok afora, Verity traz os dilemas de uma escritora que, devido a acidente trágico, perde condições de dar prosseguimento à sua próxima obra. Ela convoca uma ghostwriter para fazer o seu papel e dar continuidada à trama.
Só que a profissional contratada, que está à beira da falência, se vê em uma intricada teia de acontecimentos que podem mudar a sua concepção sobre o que está acontecendo ao seu redor. Cheio de mistério e surpresas, o final tende a abalar o consciente dos leitores.
O livro é recomendado para maiores de 18 anos.
2. Rádio Silêncio – Alice Oseman
Da mesma autora de Heartstopper, o livro Rádio Silêncio narra a vida de uma garota que se dedica fielmente aos estudos para garantir sua vaga em uma universidade de renome nos Estados Unidos. Ela é apaixonada por um podcast que escuta na calada da noite por vergonha.
As coisas ganham uma direção diferente em sua vida ao descobrir que o criador do programa está mais próximo a ela do que imagina. A partir daí, uma série de acontecimentos podem fazer com que a garota mude seus próprios objetivos e reveja o que faz sentido em sua vida.
O livro é recomendado para maiores de 15 anos.
3. Pessoas Normais – Sally Rooney
Eu particularmente amo o estilo da escritora Sally Rooney: objetivo, seco e cruel em certos pontos, tal como o mundo contemporâneo. Não teria como ser diferente. E podemos presenciar o seu auge com o livro “Pessoas Normais”, que ganhou uma série pela Amazon Prime Video.
A história percorre os meandros da vida de uma garota de classe alta ao conhecer o seu primeiro amor da vida: um jovem de origem humilde, mas extremamente popular. Rooney detalha, como ninguém, as sutilezas que envolvem a paixão e vida como ela realmente é.
4. Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid
Com adaptação para a Netflix confirmada, a obra “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” percorre a trajetória da estrela fictícia da Antiga Hollywood. Evelyn Hugo, como é conhecida, rememora os seus tempos de estrelato quando já estão com os seus 79 anos de idade.
O livro é recomendado para maiores de 16 anos.
5. Água Viva – Clarice Lispector
Apesar de ser um livro relativamente antigo de Clarice Lispector, alguns booktokers se apaixonaram pelo fluxo de consciência que a autora criou para a obra “Água Viva”. É uma história voltada para associação livre em que a narradora busca pelo indizível por meio das palavras.
Para compreender as nuances complexas e, ao mesmo tempo, simples do livro, a leitura é recomendada para maiores de 16 anos.