5 hábitos que vão te ajudar a melhorar a qualidade de vida

São hábitos que, se adotados no dia a dia, irão impactar de forma positiva na sua qualidade de vida. Descubra aqui quais são eles.

Qualidade de vida, segundo o Organização Mundial da Saúde (OMS), é a percepção que cada indivíduo tem acerca de sua própria existência, de acordo com seus objetivos, expectativas, padrões e perspectivas. Nela, são levados em conta, por exemplo, o bem-estar físico, mental, espiritual, psicológico e emocional, além das relações sociais com os familiares e amigos.

continua depois da publicidade

Para ter qualidade de vida é preciso adotar hábitos saudáveis na rotina ao mesmo tempo evitar vícios e comportamentos nocivos, como fumar, ingerir bebida alcoólica em excesso, não equilibrar vida pessoal e profissional e não ter momentos de descanso e lazer. Mas, em relação aos hábitos, quais são aqueles que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida? Confira a resposta a seguir.

Mas, antes de descobrir quais são esses hábitos, lembre-se que o conteúdo deste texto é meramente informativo. Portanto, sempre procure ajuda profissional quando o assunto é o seu bem-estar e a sua saúde. Combinado?

5 hábitos que ajudam a melhorar a qualidade de vida

Leia também

1. Se exercite

O primeiro hábito desta lista não podia ser outro: se exercitar. Por mais que seja um clichê, a atividade física realmente melhora a qualidade de vida do indivíduo. Isso porque, ela ajuda, por exemplo, a prevenir doenças crônicas como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial, melhora as funções cardiorrespiratórias e musculares, age no controle de peso, melhora a qualidade do sono e aumenta a força muscular.

continua depois da publicidade

Não bastasse isso, o exercício físico traz benefícios também à nossa saúde mental, como reduz os níveis de ansiedade e estresse, melhora o humor, diminui o risco de depressão, melhora a memória e a concentração.

Por isso, adquira o hábito de se exercitar para melhorar a sua qualidade de vida. Para isso, escolha uma atividade que lhe dê prazer e reserve de 20 a 30 minutos de seu dia para o exercício.

2. Medite

Vivemos hoje em um mundo inundado de informações e que preza cada vez mais pela rapidez. Neste cenário, estamos sempre muito acelerados e sem tempo até mesmo para respirar. As consequências disso sentimos em nosso próprio corpo, como a irritabilidade, ansiedade, exaustão e angústia. O que, por sua vez, afeta a nossa qualidade de vida.

continua depois da publicidade

Um hábito que pode reduzir os danos da vida acelerada e nos fazer parar para prestar atenção ao que sentimos e a nossa respiração é a meditação. A prática ajuda a aquietar a mente, regular as emoções, reduzir o estresse, aumentar o foco e a concentração, melhora a qualidade de sono e até mesmo as dores de cabeça. O que ajudará, por consequência, a melhorar a qualidade de vida.

A dica é escolher um momento do dia para que você sente ou deite-se em um lugar calmo e silencioso e preste atenção na sua respiração.

3. Acorde e durma no mesmo horário

Quer melhorar a sua qualidade de vida? Então que tal então adotar o hábito de acordar e dormir no mesmo horário todos os dias? Ele ajudará o seu corpo a funcionar como um relógio, ou seja, seu corpo saberá quando está na hora de descansar e de despertar. Com isso, você terá noites mais tranquilas e os seus dias serão mais ativos.

continua depois da publicidade

4. Faça terapia

Outro hábito que vai ajudar a melhorar a qualidade de vida é a terapia. Afinal, graças a ela, você vai conseguir desenvolver inteligência emocional, melhorar seus relacionamentos, promover o autoconhecimento, descobrir seu potencial e suas habilidades, entre outros benefícios.

5. Passe menos tempo nas redes sociais

Passar menos tempo nas redes sociais ajuda, por exemplo, a prevenir ansiedade e depressão, faz você interagir cara a cara, reduz o risco de desenvolver obesidade, faz você prestar a atenção ao que acontece ao seu redor e evita que o vício nessas plataformas se desenvolva. Esses benefícios impactam de forma positiva na sua qualidade de vida. Por isso, adote o hábito de limitar o tempo que você passar nas redes sociais no seu dia a dia.