Estudar e trabalhar não são atividades fáceis, pois além de consumir diversas horas do dia, exigem uma boa dose de disciplina, responsabilidade e organização para alcançar um bom desempenho. Nesse contexto, existem 5 hábitos que atrapalham sua rotina de estudos e trabalho.
Mais do que identificar esses comportamentos e criar alterações significativas, é importante conhecê-los para evitar que se tornem comuns em sua rotina. Assim, você consegue estudar e trabalhar com mais qualidade, alcançando bons resultados e se aproximando dos seus objetivos. Saiba mais informações a seguir e confira se você está praticando algum desses hábitos prejudiciais.
5 hábitos que atrapalham sua rotina de estudos e trabalho
1) Você não se organiza com metas
As metas são a principal maneira de estabelecer um objetivo e uma estratégia a curto, médio ou longo prazo, pois você trabalha com a perspectiva de alcançar algo mais adiante. Além de criar um senso de propósito nos estudos e trabalho, é uma maneira de organizar a rotina para ser mais produtivo.
Por meio das metas, pode-se explorar novas ferramentas, técnicas e maneiras de melhorar o desempenho, se aproximando dos objetivos e sonhos traçados anteriormente. O hábito de agir sem direção é prejudicial de diversas maneiras, principalmente porque você passa a viver no automático.
2) Não prioriza as atividades urgentes
Ao invés de elencar as atividades urgentes, com base no prazo e na importância, você prefere começar os estudos e o trabalho por aquilo que é mais fácil, mas isso não funciona. Além de gastar toda a energia e concentração logo no início, a tendência é que essas demandas mais importantes fiquem em segundo plano ou sejam proteladas.
Mais do que uma maneira inteligente de dispor dos recursos para a realização das tarefas, priorizar as atividades urgentes te ajuda a diminuir a pressão sob si mesmo. Ademais, facilita a organização do restante do dia, fomenta um senso de dever cumprido e garante que a motivação estará em alta para as demais ações.
3) Você procrastina
Diante dos conteúdos que precisa estudar ou das planilhas que precisa organizar no trabalho, você prefere procrastinar e se distrair com qualquer outra coisa do que colocar a mão na massa. Aos poucos, as tarefas vão ficando cada vez maiores e formando uma bola de neve que eventualmente irá te alcançar.
Ao invés de agir dessa forma, é importante que você organize os seus dias para realizar as atividades essenciais primeiro, como citado anteriormente. Caso seja difícil manter o foco durante muito tempo, adicione pausas e recompensas na sua rotina.
Não tenha medo de usar métodos como o Pomodoro, contar com a ajuda de despertadores e técnicas de organização para realizar aquilo que precisa ser feito. É claro que você pode deixar para amanhã, mas é sempre melhor não contar com a incerteza do futuro e agir na certeza do agora.
4) Você acumula tarefas
Pode ser que você acredite que funciona melhor sob pressão ou então que consegue entregar várias demandas de uma vez, mas isso não é saudável. Ao acumular tarefas, você estará se sobrecarregando e aumentando as chances de se estressar ou ficar exausto mais rápido.
Se a carga de atividades for muito grande, experimente distribuir ao longo dos dias da semana, designar para outras pessoas capacitadas ou abrir mão daquilo que não será possível realizar. É importante ser realista no momento de tornar a rotina mais produtiva, porque assim você garante bons resultados.
Não tente abraçar o mundo e fazer muitas coisas ao mesmo tempo. A qualidade das ações é sempre mais importante que a quantidade.
5) Você não tem um espaço organizado
Já ouviu aquela frase “o espaço reflete o estado da mente”? Pois é, se você trabalha ou estuda em um ambiente desorganizado, será difícil manter um fluxo mental coerente a longo prazo. Então, preste atenção com a sua mesa de trabalho e garanta que ela está funcionando a seu favor, não contra você.
A intenção aqui é eliminar o máximo de distrações e ter certeza que vai conseguir encontrar o que precisa no momento da produção.