5 hábitos de pessoas sábias que estão à frente de seu tempo

Como ser mais sábio na hora de conversar ou tomar decisões? Confira hábitos que te ajudam nisso ao longo do dia a dia.

A inteligência é uma qualidade que pode ser desenvolvida com o passar do tempo quando você estimula o seu cérebro a sair da "zona de conforto". Mas a sabedoria envolve muito mais do que fazer exercícios mentais ou qualquer tipo de técnica mensurável.

Uma pessoa sábia geralmente aprende com os seus erros, consegue identificar tendências de comportamento que não devem mais ser reproduzidas e entendem as experiências humanas como grandes aprendizados para evoluirmos enquanto seres humanos.

Pensando nisso, vamos relacionar alguns hábitos que você pode aplicar no dia a dia para ser um indivíduo mais maduro e consciente do mundo de possibilidade ao redor. A sabedoria, somada à inteligência, tem o potencial de traçar caminhos mais estratégicos em vida.

Hábitos que pessoas sábias aplicam no dia a dia

Leia também

1. Escuta ativa

Muito mais do que esperar o momento de falar, um diálogo envolve aspectos subjetivos de pelo menos duas pessoas. Para que a conversa renda frutos esperados e seja assertiva, é necessário escutar o que o outro tem a dizer antes de mais nada.

O argumento ficará muito mais sólido e maduro quando você o desenvolve a partir do que escutou durante o diálogo. A outra pessoa perceberá que você realmente a escutou, transformando o momento de troca de experiência em algo realmente efetivo e genuíno.

2. Pensar antes de agir

Às vezes, a gente se baseia apenas na nossa intuição e, pela impulsividade, podemos tomar atitudes precipitadas que geram consequências desagradáveis - e até mesmo arrependimentos. Isso pode ser contornado simplesmente com o hábito de realmente pensar antes de agir.

E como pode aplicar a prática no dia a dia? Exercícios de respiração são bem-vindos no processo, além de perguntas mentais para direcionar o seu pensamento em torno do assunto. Respire fundo, verifique se a sua decisão realmente faz sentido e só depois tome alguma atitude.

3. Prós e contras

Antes de tomar alguma decisão, também vale a pena avaliar todos os aspectos que rodeiam o problema. Pessoas sábias geralmente fazem quadros com prós e contras para colocar questões subjetivas no papel, de maneira mais palpável e racional.

Assim, nada passará despercebido antes de agir e mudar a situação.

4. "Ler" o ambiente

Conversas difíceis podem ser recebidas de maneiras positivas ou extremamente negativas, dependendo do contexto e do momento particular de cada pessoa. Antes de falar algo importante, "leia" o ambiente e veja se realmente é o dia ideal para tomar decisões ou dar feedbacks.

E isso vale também para qualquer tipo de conversa que estejamos tendo com alguém. É necessário ter senso para falar sobre algum assunto que pode ser delicado durante um diálogo. Às vezes, a atitude mais sábia é justamente permanecer em silêncio e guardar a informação para si.

5. Descansos de qualidade

Privação do sono e excesso de trabalho ocasionam uma série de problemas. Pessoas sábias entendam quando é o momento de se desligar para repor as energias. Elas encontram hobbies, saem com amigos e desacumulam pensamentos a partir de atividades prazerosas.

Fazer isso é essencial para não se perder no meio de demandas e atividades estressante. Ao ter descansos de qualidade, a mente é posicionada para um lugar são, tornando a rotina mais vívida e recompensadora.