A organização é um aspecto fundamental para quem quer ter uma rotina funcional, cumprir as atividades dentro dos prazos e evitar dores de cabeça diante das demandas cotidianas. Desse modo, existem 5 hábitos de pessoas organizadas que podem facilitar a sua vida em todos os aspectos.
São ferramentas, técnicas e comportamentos para modificar as suas ações, garantindo maior praticidade e otimizando os processos. Sendo assim, podem ser aprendidas e aplicadas sem muitos recursos, com bons resultados em um curto período de tempo. Saiba mais informações e aprenda esses hábitos de organização a seguir.
5 hábitos de pessoas organizadas que podem facilitar a sua vida
1) Procuram novas ferramentas
As pessoas organizadas estão sempre procurando maneiras de facilitar a dinâmica diária para garantir que tudo esteja em ordem. Desde agendas, calendários, aplicativos de organização, serviços com especialistas até novas técnicas, são diversas ferramentas possíveis para adicionar ao cotidiano.
Normalmente, quem é organizado adota uma rotina específica e mecanismos que funcionam durante um certo tempo, mas logo trocam ou atualizam os métodos para que continue funcionando a longo prazo. Então, não se trata de ficar preso para sempre nas mesmas técnicas, mas sempre procurar aquilo que faça sentido com a sua realidade.
2) Sabem priorizar as tarefas
Ao invés de tentar abraçar o mundo e fazer com que tudo funcione ao mesmo tempo, as pessoas organizadas sabem a importância de priorizar as tarefas. Por isso, identificam aquilo que é mais urgente dentro dos prazos previstos, delegam as responsabilidades para os outros e sabem abrir mão daquilo que não conseguirão fazer sem ansiedade ou estresse.
Como o mais importante é a qualidade das atividades e não a quantidade, preferem focar nos detalhes e entregar um bom trabalho do que somente riscar itens da lista de atividades do dia. Para agir dessa maneira, é importante ser realista, conhecer os próprios limites e reconhecer quais são as habilidades necessárias para cada ação.
3) Conhecem as suas habilidades
Como citado anteriormente, o autoconhecimento é fundamental para ser uma pessoa organizada, porque assim você identifica quais são os pontos que consegue agir sozinho e quando poderá precisar de ajuda. Ao conhecer as suas habilidades, fica mais fácil desprender energia e agir a favor da organização.
Além disso, esse conhecimento é o que indica quais são as técnicas e ferramentas que você precisa para complementar onde as suas habilidades não chegam. Assim, a pessoa assume somente aquilo que consegue e sabe fazer, ao invés de tentar equilibrar todos os pratos.
4) Optam por soluções simples
Ao invés de procurar o caminho mais extenso e detalhado, as pessoas organizadas preferem confiar na simplicidade quando se trata de solucionar algum problema. Por isso, são práticas, pragmáticas e objetivas, economizando recursos e focando no que vai demandar mais atenção.
Ainda que a solução mais simples seja designar outra pessoa para realizar aquela atividade ou simplesmente abrir mão de tentar realizar, há um reconhecimento das opções e a identificação do que será necessário para cada uma delas. Ou seja, em primeiro lugar é necessário avaliar a realidade das tarefas para depois agir com coerência.
5) São desapegados
Para manter a organização, é necessário realizar alguns sacrifícios, desde deixar de sair com os amigos para fazer aquela faxina semanal na casa até trocar de emprego para manter o bem-estar mental em um ritmo mais tranquilo de trabalho. Como indivíduos desapegados, conseguem entender que vão precisar abrir mão de algumas coisas para manter a vida equilibrada.
Acima de tudo, as mudanças afetam a rotina, as demandas e tarefas, exigindo uma nova mentalidade para resolver os conflitos e atender a cada uma das necessidades que vão surgindo. Portanto, manter-se estático e imutável é um atraso que pode criar bagunça, pois a pessoa não está na mesma velocidade que a realidade.
Para conseguir se organizar, é preciso descartar aquilo que não faz mais sentido e não se encaixa no momento atual. É um ciclo constante.