As 5 grandes utilidades da casca de alho são desconhecidas por grande parte das pessoas, mas é fundamental que você não as jogue fora de jeito nenhum para aproveitar dos benefícios naturais. O alho é uma das diversas plantas do gênero Allum, uma planta perene cujo bolso é composto por folhas do tipo escamiformes, o que forma os dentes de alho.
Comumente, a planta é utilizada como tempero, mas também para fins medicinais. Porém, o que muitos não sabem é que as cascas externa do alho são fontes de vitamina e outros antioxidantes. Assim, é possível obter uma série de efeitos positivos dos diversos tipos de consumo, seja como chá ou até mesmo como inseticida para o ambiente. Saiba mais a seguir:
5 grandes utilidades da casca de alho
1. Chá de casca de alho para diabetes
No geral, a casca de alho oferece um chá repleto de propriedades medicinais, principalmente por possuir alta concentração de zinco e selênio em sua composição. Neste caso, a fervura e preparo do chá segue o mesmo processo de infusão de outros tipos de ervas. Porém, pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas e até no tratamento da diabetes.
De acordo com especialistas e naturalistas, o chá de casca de alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo. Ademais, pode ser um aliado no equilíbrio dos triglicerídeos no sangue, pois a propriedade antioxidante garante a longevidade das células ao inibir a oxidação.
Porém, nos casos de enfermidades, o chá de casca de alho não substitui o acompanhamento médico tradicional. Sobretudo, essa matéria tem caráter meramente informativo, e a ajuda especializada é indicada dentro de todos os quadros clínicos.
2. Casca de alho para as plantas
A casca de alho também possui diversos nutrientes que podem contribuir para o crescimento das plantas. Além de melhorar a estrutura do solo, afastam algumas pragas como pulgões, insetos e até mesmo coelhos.
Para obter os benefícios, deve-se criar um inseticida com as cascas de alho e da cebola por meio de infusão. Após ferver a mistura em água, basta colocar em um borrifador e esperar resfriar antes de aplicar nas plantas, pois assim você evita qualquer dano pela temperatura do líquido.
3. Casca de alho para melhorar a imunidade
Por ser rico em antioxidantes e nutrientes, a casca de alho ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo uma série de infecções e doenças. Em alguns casos, recomenda-se o consumo do chá de casca de alho em jejum para fortalecer as defesas do organismo e gerar respostas mais eficazes contra microrganismos invasores, como bactérias e fungos.
4. Limpeza energética
Em algumas religiões, principalmente as tradicionais e de matriz africana, as cascas de alho são utilizadas para realizar limpezas energéticas em ambientes, mas também em pessoas. Neste caso, pode-se criar uma defumação por meio da queima de casca de alho, de modo que a fumaça atue na limpeza da energia negativa, criando mais espaço para a cura e o bem-estar.
5. Água de alho para a pressão alta
Por fim, pode-se utilizar a água de alho para controle da pressão alta. Neste caso, basta colocar 1 dente de alho esmagado em 100 mL de água e deixar repousar durante a noite, ou pelo tempo mínimo de 8 horas.
A recomendação é que a água seja consumida em jejum, para realizar a limpeza do intestino. Desse modo, ajuda também na redução do colesterol e no equilíbrio do organismo.