A trena é uma das ferramentas mais importantes para os profissionais de diversas áreas, como pedreiros, eletricistas, engenheiros ou simplesmente amadores em busca de um serviço de reforma em suas casas. Conhecida também como fita métrica, o equipamento é exemplar em diversas etapas de uma obra, reforma ou marcenaria, mas possui várias outras funções secretas que poucos conhecem.
Normalmente, o instrumento é utilizado para fazer a medição linear e em curvas, ideal para medir paredes, tetos ou objetos que necessitem de mais do que uma regra. Com marcações numéricas em centímetros e polegadas, é composto por uma fita de aço flexível e retrátil.
Apesar desta ser sua função mais comum, a maioria ainda não sabe como incorporar o objeto corretamente em seus serviços, de modo que possam usufruir de todas as suas possibilidades. Pensando nisso, confira abaixo 5 funções secretas da trena que muitos ainda não descobriram.
5 funções secretas da trena que você talvez não conheça
A versão mais comum do instrumento é a trena manual, sendo o dispositivo ideal para medir peças que possuam dimensões e distâncias menores. Esta costuma ser a mais comprada por amadores, por conta do uso prático. Compacta e leve, seu tamanho varia entre 3 e 8 metros. Contudo, ela pode possuir muitas outras funções além da mais básica.
1. Ferramenta de marcação
Ao precisar riscar um ponto e não ter nenhum lápis ou caneta à mão, basta utilizar a trena. Afinal, sua parte metálica da cabeça funciona para fazer riscos, e ela inclusive possui ranhuras específicas para o processo. Assim, o trabalho torna-se ainda mais rápido e prático.
2. Fixação rápida
Aqueles que estão trabalhando sozinhos e não podem pedir a ajuda de outra pessoa para segurar a trena enquanto realizam uma medição não precisam se desesperar. Para resolver o problema, basta colocar um prego na extremidade de uma parede ou da madeira. O prego irá anexar a trena, que possui um rasgo que pode encaixar o objeto, de modo que as mãos fiquem livres para continuar o trabalho.
A fissura pode ser encontrada no final do gancho da fita métrica, o famoso “olho”. O buraco pode ser preso em qualquer ponto de partida.
3. “Jogo” da trena
Não consegue entender qual o lado correto para medir algo? Para os iniciantes, entender o funcionamento da trena pode não ser tão simples, e saber se é preciso utilizá-la pela parte externa ou interna a partir da ponta é importante.
Para resolver o problema, porém, basta encontrar o “jogo”: as ferramentas de boa qualidade possuem o adereço em suas pontas, que serve para compensar as medidas e entregar um valor exato. A medição, seja pelo lado externo ou interno, empurrando ou puxando a fita, ainda será perfeita.
4. Medição ideal
Ao tentar medir o vão de uma janela, é comum que os responsáveis tentem dobrar o final da trena para conseguir o valor exato. Contudo, o corpo da ferramenta já possui uma medida que serve para auxiliar nisso, como as polegadas. Deste modo, basta encostar a parte superior da trena no alto, somando ao resultado o indicado na base da régua.
5. Descobrir a idade de alguém
Esta pode não ser bem uma função da trena, mas certamente é interessante: o que muitos não sabem é que a ferramenta permite descobrir a idade de uma pessoa, utilizando apenas os números na régua.
Para descobrir se isso é verdade ou não, basta fazer o teste. O ano é 2023, portanto, estique a trena até os 223 cm. Supondo que uma pessoa tenha nascido em 1998, procure a medida 198 cm, ou 1,98 mt. Logo abaixo estará o número 25, ou seja, a idade de alguém que nasceu em 1998.