5 formas de limpar espelhos sem causar nenhum dano

As 5 formas de limpar espelhos sem causar nenhum dano auxiliam a manter a integridade do produto, sem arranhar a superfície ou criar manchas de produtos químicos ao longo do tempo. As técnicas podem ser utilizadas em cômodos como banheiros e quartos, mas também nos espelhos de mão.

Os espelhos são itens funcionais e decorativos usados em diversos cômodos, como quartos, banheiros e escritórios. Porém, tendem a acumular sujeira, marcas de mão e poeira ao longo do tempo, e por isso demandam uma rotina rigorosa de limpeza para manter o brilho. Felizmente, existem 5 formas de limpar espelhos sem causar nenhum dano.

Dessa maneira, além de manter o material preservado por mais tempo, evita-se o surgimento de manchas ou ranhuras que danifiquem o espelho e também pode-se garantir um aspecto mais higiênico ao material. Acima de tudo, são técnicas simples que vão desde a escolha do material até quais são os produtos utilizados no processo. Saiba mais informações a seguir:

5 formas de limpar espelhos sem causar nenhum dano

1) Remova primeiro o excesso de sujeira

Leia também

Antes de começar a limpeza com água e outros produtos, remova o excesso de poeira e gordura acumulada na superfície do espelho. Para isso, é interessante usar um espanador ou um pano seco e macio, pois depois pode ser que essa sujeira dificulte a limpeza e crie manchas no resultado final da higienização.

De preferência, opte por materiais que não deixam pelos ou marcas, como a microfibra e o algodão suave. Nessa primeira etapa, o objetivo é remover os resíduos acumulados na superfície, então não há necessidade de esfregar com intensidade ou usar produtos químicos. Em alguns casos, essa etapa é suficiente para garantir que o espelho fique limpo.

2) Use os produtos corretos

Ao comprar um limpador de espelhos fique atento à composição para evitar substâncias que geram desgaste ao material, como os mais abrasivos. Comumente, basta usar um pouco de água com detergente neutro para realizar a limpeza, pois assim você garante maior controle sobre o processo e evita misturar algum componente que vá deixar o vidro embaçado depois.

Se preferir, é possível criar a sua composição caseira, misturando 1 xícara de vinagre de álcool em 3 litros de água, por exemplo. Além disso, existem outras receitas interessantes:

  • Adicionar uma colher de sopa de vinagre de álcool e uma colher de sopa de álcool 70 a um litro de água;
  • Adicionar uma colher de sopa de vinagre de álcool e uma colher de sopa de álcool em um balde com 5 litros de água;
  • Adicionar uma xícara de chá de álcool, uma xícara de chá de vinagre de álcool e uma colher de sopa de detergente neutro a uma xícara de chá de água morna;
  • Adicionar um copo americano de álcool liquido em um quarto de colher de chá de detergente, diluir a mistura em 500ml de água;
  • Diluir uma colher de sopa de amaciante em meio litro de água.

3) Evite alguns materiais na limpeza

No geral, os especialistas recomendam que você não utilize alguns produtos ou materiais na limpeza dos espelhos porque podem surgir manchas químicas, ranhuras e danos permanentes. Sendo assim, não adote água sanitária, cloro, vinagres que não sejam o de álcool ou produtos amoníacos nas misturas que fizer em casa. Ademais, evite utilizar esponjas ásperas, lixas ou palhas de aço no processo.

Basicamente, as substâncias ácidas e abrasivas como as citadas anteriormente tendem a danificar as bordas do espelho, pois causam um acúmulo que tende a afetar a estrutura por completo.

4) Faça movimentos circulares

Com a mistura selecionada, a esponja e o pano apropriado em mãos pode-se começar a limpeza. Mergulhe a esponja no produto escolhido e depois limpe o espelho em movimentos circulares, começando com pequenos círculos e aumentando-os até cobrir toda a superfície.

Esfregue com mais intensidade nas áreas que possuem manchas ou marcas, mas não esqueça de fazer uma limpeza uniforme. Além disso, tome cuidado com a força que você está usando para não arranhar o espelho sem perceber, o ideal é fazer pouca pressão e garantir que o material de limpeza está se espalhando corretamente.

5) Enxágue e seque corretamente

Com a limpeza realizada, jogue água pelo espelho e espere o excesso escorrer. Depois, utilizando um pano macio que não deixe resíduo para trás, seque o produto em movimentos iguais para que não fiquem manchas ou marcas no processo. Adote o mesmo sentido para secar a superfície inteira, pois assim há menos chances de irregularidades no final.