5 formas de aumentar o poder do seu cérebro no dia a dia

Confira cinco hábitos essenciais que podem melhorar a capacidade cerebral e aumentar a memória.

A memória e outras habilidades cognitivas podem ser prejudicadas com o passar dos anos. Esquecer nomes e se distrair durante a execução de certas tarefas são alguns exemplos dessas dificuldades.

continua depois da publicidade

Para manter o seu potencial e melhorar o seu desempenho, o cérebro precisa ser exercitado.

Felizmente, existem hábitos já comprovados pela ciência que ajudam manter o nosso sistema nervoso ativo e saudável. Veja os principais a seguir.

Leia também

5 dicas para aumentar o poder do cérebro

1. Dormir bem 

O sono é essencial para a saúde do cérebro, pois é durante ele que ocorrem processos de consolidação da memória, limpeza de toxinas, reparação de tecidos e regulação de hormônios. 

continua depois da publicidade

Além disso, dormir bem melhora o humor, a disposição e a capacidade de aprendizado. Por outro lado, se você não dorme bem seu cérebro encolhe.

Isso é o que diz um estudo da Universidade de Oxford sobre a relação entre a qualidade do sono e o volume cerebral. Os pesquisadores utilizaram imagens de ressonância magnética para examinar essa ligação. 

Os resultados, divulgados na revista Neurology, indicaram que a falta de sono está associada a uma diminuição significativa no volume cerebral à medida que envelhecemos. 

Esse decréscimo afeta áreas importantes como os lobos temporal, parietal e frontal, que desempenham papéis essenciais na linguagem, no tato, no equilíbrio, na habilidade matemática e na tomada de decisões.

2. Ler 

A leitura é uma das melhores formas de exercitar o cérebro, pois envolve diversas áreas cerebrais, como a linguagem, a visão, a audição, a imaginação e a emoção. 

continua depois da publicidade

A neurociência validou essa afirmação num estudo publicado na revista especializada Brain Connectivity, ao mostrar que, quando lemos, certas estruturas cerebrais sofrem alterações. 

As conexões neurais no lobo temporal esquerdo, associadas à linguagem, e no sulco central do cérebro, relacionadas às sensações físicas motoras, aumentam após a leitura de romances de ficção como “Pompéia”, de Robert Harris.

Além disso, outra pesquisa publicada na Psychological Science sugeriu que a imersão nas obras de Franz Kafka e de outros escritores surrealistas induz a formação de novos padrões cerebrais, contribuindo para uma maior inteligência.

3. Jogar videogame 

Quem curte jogos físicos e eletrônicos, também vai ficar feliz em saber que esta pode ser uma forma divertida e desafiadora de treinar o cérebro.

continua depois da publicidade

Conforme demonstrado em um estudo da Universidade de Toronto (Canadá), algumas horas imersas nos desafios de “Call of Duty” ou “Medal of Honor” são o suficiente para modificar a atividade elétrica cerebral. 

Essas modificações resultam em um aumento tanto na atenção visual quanto na capacidade de filtrar informações irrelevantes que possam causar distração. 

Em outras palavras, os videogames de ação têm o potencial de aprimorar a atenção espacial seletiva, uma habilidade que pode ser benéfica em diversas atividades do dia a dia.

4. Meditar 

A meditação é uma prática antiga cujo princípio é focar no presente, buscando alcançar um estado de relaxamento, consciência e equilíbrio. 

Essa atividade também pode beneficiar o cérebro, conforme uma pesquisa conduzida por Sara Lazar, do Massachusetts General Hospital (EUA), em 2011.

continua depois da publicidade

Segundo a neurocientista, meia hora de meditação mindfulness por 8 semanas aumentou a densidade da massa cinzenta no hipocampo, área associada ao aprendizado e desenvolvimento.

Além disso, ajudou a promover o crescimento em regiões ligadas à autoconsciência, compaixão e introspecção.

Simultaneamente, houve uma redução da massa cinzenta na amígdala, relacionada à ansiedade e ao estresse. 

5. Praticar exercício físico 

Por fim, praticar atividade física é outra excelente maneira de cuidar do corpo e da mente.

Um artigo, publicado no Archives of General Psychiatry, demonstrou que praticar exercícios aeróbicos pode aumentar o volume do hipocampo em 12 a 16%, melhorando a memória. 

Além disso, pesquisas recentes mostram que apenas 3 minutos de corrida antes de um teste de vocabulário resultam em aprender palavras 20% mais rápido do que descansar ou fazer um exercício aeróbico longo e de baixa intensidade. 

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade