A memória é uma das funções cognitivas mais importantes para o nosso aprendizado, trabalho e vida pessoal. No entanto, ela também é uma das mais afetadas pelo estresse, pela idade e por hábitos prejudiciais.
Mas não se preocupe, pois existem formas de melhorar a sua memória e torná-la mais eficiente e duradoura.
Por meio de estudos científicos, pesquisadores descobriram que atitudes simples, como mudanças na alimentação e certos exercícios, podem fazer com que você se lembre mais das coisas no dia a dia.
5 formas comprovadas de fortalecer sua memória
1. Desafie sua mente
Sabe aqueles joguinhos que turbinam a agilidade mental, como quebra-cabeça, sopa de letrinhas, palavras cruzadas, sudoku, jogos de memória, xadrez e até os videogames? Eles podem ajudar a malhar o cérebro.
Um estudo publicado na revista PLOS ONE mostrou que fazer essas atividades de treino cerebral, pelo menos 15 minutos por dia, cinco vezes por semana, pode melhorar a concentração, aumentar a memória e até ajudar a resolver problemas.
E tem mais: uma pesquisa publicada no Journal of the American Geriatrics Society descobriu que os idosos que fizeram treinamento cognitivo melhoraram o processamento e a memória fazendo apenas de 10 a 14 sessões.
2. Passe mais tempo ao ar livre
Passar mais tempo ao ar livre pode ser um desafio para muita gente, mas é importante para o nosso bem-estar.
Mesmo reservando apenas 15 ou 20 minutos por dia para atividades, como dar um passeio ou cuidar do jardim, pode trazer benefícios significativos para a saúde.
Até mesmo ter um pouco de natureza dentro de casa ou do escritório é válido, conforme um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology.
A pesquisa destacou que certas plantas contribuem para melhorar a concentração e a produtividade, bem como ajudam a melhorar a qualidade do ar no ambiente de trabalho.
3. Medite
Um estudo publicado na revista Clinical Psychology Review aponta que a prática da atenção plena não só melhora nossa capacidade de concentração, mas também fortalece o foco, a memória e outras habilidades cognitivas.
Além da meditação, o yoga também é uma ótima opção para promover a concentração, juntamente com técnicas de respiração profunda e outras semelhantes.
É importante notar que existem diferentes tipos de meditação, então é válido experimentar e descobrir qual se adapta melhor às suas necessidades e preferências.
4. Movimente-se
Curiosamente, também há uma conexão entre o exercício físico e o bem-estar do cérebro.
Um estudo recente publicado na revista BioMed Research International descobriu que a prática regular de exercícios físicos pode aprimorar significativamente nossa capacidade de concentração e atenção.
Além disso, os especialistas afirmam que adultos que se envolvem em atividades aeróbicas moderadas ao longo do tempo experimentam atrasos na perda de memória e uma redução na atrofia cerebral comum associada à idade.
5. Use mnemônicos para lembrar das coisas
Além de ajudar a memorizar dados, os mnemônicos podem até mesmo aprimorar o funcionamento do cérebro.
Um mnemônico é um método ou estratégia utilizada para auxiliar na retenção e recuperação de informações. Essa palavra tem origem no grego “mnemonikos”, que significa “relativo à memória”.
Os mnemônicos são baseados na associação de informações a serem memorizadas com elementos mais familiares e fáceis de recordar, como palavras, frases, imagens, rimas, histórias, acrônimos, entre outros.
Eles são bastante utilizados em diversas áreas do conhecimento, como na educação, na medicina, na música e na informática.
Uma investigação recente, publicada na revista Neuron, destacou como as práticas mnemônicas remodelam o cérebro ao nível físico.
Elas estabelecem novas conexões na rede cognitiva, beneficiando a concentração e a memória.