5 figuras de linguagem mais comuns: saiba como usar cada uma delas

Figuras de linguagem, também conhecidas como figuras de estilo, são recursos estilísticos que adotam o sentido conotativo das palavras e expressões e são bastante usadas na língua portuguesa; saiba como usá-las.

As figuras de linguagem nada mais são do que recursos estilísticos usados como uma forma de aproximação do sentido conotativo da língua, procurando deixar a comunicação melhor. Dessa forma, existem algumas mais comuns, e é necessário saber como aplicá-las para transformar a comunicação.

continua depois da publicidade

Esses recursos existem para que a comunicação se torne fluida, por isso são uma forma de transformar um sentido conotativo das palavras em algo mais comum, literal, denotativo.

Nesse sentido, elaboramos um artigo com 5 figuras de linguagem mais comuns, ou seja, aquelas mais usadas pelos falantes do idioma, por inúmeros motivos. Acompanhe a seguir e saiba como usar cada uma delas.

Leia também

O que é figura de linguagem

As figuras de linguagem são recursos de expressão que representam modos diferentes de falar algo com significado conotativo. Sendo assim, são usadas quando uma ideia precisa ser transmitida de forma literal.

continua depois da publicidade

Esse artifício da língua portuguesa abrange várias modalidades e podem ser usadas e classificadas em formas diferentes:

  • Figuras de palavras ou semânticas;
  • Figuras de pensamento;
  • Figuras de sintaxe ou construção;
  • Figuras de som ou harmonia.

Essa divisão está associada ao objeto de cada uma delas. Por exemplo, as figuras semânticas se associam ao significado das palavras e são encontradas em metáfora, metonímias e outras; já as de pensamento combinam ideias e pensamentos, como é o caso dos eufemismos.

Continuando a divisão, as figuras de sintaxe ou construção são aquelas que modificam a estrutura gramatical da frase; e, por fim, as figuras de som ou harmonia se ligam à sonoridade das palavras, como é o caso das onomatopeias.

5 figuras de linguagem mais comuns e como usá-las

São muitas as figuras de linguagem e os modos de usá-las acabam sendo diferentes. Acompanhe a seguir as 5 figuras de linguagem mais comuns e como usá-las:

continua depois da publicidade

1 – Metáfora

Essa figura de linguagem representa a comparação de palavras com significados diferentes. Neste caso, o conectivo usado para fazer a comparação fica subentendido. Exemplo: Maria tem um coração de pedra.

Note que a expressão usada para se referir à Maria faz uma comparação sem dizer que o está fazendo. Neste caso, “coração de pedra” significa a insensibilidade do sujeito.

2 – Metonímia

A metonímia é ocorre quando se faz a substituição de um elemento por outro que se relaciona com o anterior. Nesse caso, geralmente ocorrem a substituição do autor pela obra, do lugar pelo produto e outras situações. Veja:

  • Li Machado de Assis ontem. (Li um livro do Machado de Assis ontem.)
  • Comprei Veja para limpar a pia. (Veja = produto de limpeza.)

3 – Hipérbole

Essa figura de linguagem é muito usada em vários exemplos. A hipérbole significa o exagero de uma ideia feito de maneira totalmente intencional, como se quisesse causar algum impacto em quem tem conhecimento da ideia.

continua depois da publicidade
  • Estou morrendo de fome! (Usado para dizer que a pessoa está com muita fome.)
  • Você demorou e me deixou aqui esperando por séculos. (Hipérbole usada para indicar demora.)

4 – Eufemismo

Uma das 5 figuras de linguagem mais usadas, o eufemismo se utiliza de expressões que atenuem uma ideia original mais agressiva ou até mesmo incômoda e desagradável. Exemplo: Joana era fofoqueira, ou como ela gostava de dizer: “produtora de biografias orais não autorizadas”.

5 – Pleonasmo

Esta figura de linguagem é usada quando há a intenção de se fazer uma repetição de palavra ou ideia, desde que para intensificar seu significado. Exemplos:

  • O cachorro saiu para fora de casa.
  • “Me sorri um sorriso pontual.” (Chico Buarque em ‘Cotidiano’.)
Leia também

Concursos em sua
cidade