5 diferentes cores de mofo - e os seus reais significados

O mofo pode surgir com as mais variadas cores e possuir diferentes significados. Confira cinco exemplos e o que cada um representa.

Dentre as ocorrências mais desagradáveis que alguém pode precisar lidar em casa, o mofo certamente entra nessa lista sem muita discussão. O crescimento fúngico é especialmente perturbador por conta de suas diferentes cores - e cada uma possui um significado.

continua depois da publicidade

O ser humano inala ou ingere incontáveis e microscópicas formas de vida todos os dias. Seja no ar ou nas superfícies, tudo abriga algum tipo de fungo, bactéria, vírus ou ácaro.

A pele, por sua vez, possui um ecossistema de organismos chamados de comensais. Eles não são exatamente bons ou ruins, mas tudo irá depender de onde você está, do que usa e até mesmo dos animais de estimação que tem.

A partir dessa informação, tais seres irão mudar sua composição. Por conta de seu tamanho minúsculo, essas criaturas são indetectáveis.

continua depois da publicidade
Leia também

Mesmo assim, ao encontrar um espaço para explorar, você com certeza irá sentir seu cheiro ou avistar as manchas coloridas. Mas o que cada uma significaria? Para entender, confira abaixo sobre os diferentes tons do mofo.

5 cores de mofo e seus significados

1. Preto

Uma das colorações que mais assustam os moradores de qualquer casa, o mofo preto pode ser um sinal de alerta para muitas pessoas.

continua depois da publicidade

O motivo é o fato da existência de um mofo preto tóxico, que surge a partir dos impactos das enchentes. Essa versão se trata do fungo Stachybotrys, e costuma habitar materiais de construção húmidos por longos períodos.

Por sua vez, a versão encontrada em rejuntes de chuveiro vem de um fungo diferente, o Aureobasidium.

Possui uma consistência viscosa e pegajosa, mas pode ser eliminado por meio da limpeza com água sanitária. Isso pode até matar o fungo, mas a pigmentação escura continuará por ali.

continua depois da publicidade

2. Verde

O mofo verde é um dos mais familiares para a maioria das pessoas. Essas manchas podem aparecer em bolos, pães e boa parte dos ingredientes mofados.

Muitos ainda acreditam que, ao cortar a parte ruim, ainda é possível consumir o alimento. Mas esse não é o caso, já que as raízes dos fungos, ou micélio, se espalham pela comida.

A partir de então, o fungo passa a digerir e coletar o máximo de nutrientes possíveis, produzindo os corpos minúsculos que formam esses esporos verdes.

No geral, essa coloração vem de um grupo de fungos chamado de Aspergillus. Ele pode aparecer em qualquer ambiente, sendo que alguns são tolerantes ao calor e outros produzem esporos que permanecem no ar por muito tempo.

3. Azul

Você certamente já deve ter visto uma laranja com uma mancha azulada difícil de ignorar. Essa coloração ocorre por conta do Penicillium, o mesmo organismo que produz o queijo azul e a penicilina.

Esse fungo também é capaz de formar um crescimento denso de mofo similar à fumaça onde quer que fique, espalhando incontáveis esporos por toda a fruteira, por exemplo.

O grupo Penicillium possui centenas de espécies, mas as que costumam aparecer em casa são similares às "ervas daninhas". Assim, causam a deterioração dos alimentos.

4. Rosa ou roxo

A espuma rosada que pode aparecer vez ou outra nas torneiras do banheiro e no chuveiro é na verdade uma bactéria, chamada de Serratia. Ela é capaz de mastigar resíduos de espuma de sabão, e sobrevive em sabões em barra.

Já o Fusarium, não tão comum em ambientes fechados, pode aparecer no arroz estragado e é um patógeno importante. Da mesma forma, ele pode surgir no cimento úmido, o que explica as manchas violetas.

5. Amarelo ou laranja

A ideia de que os fungos capazes de causar mofo só prosperam no escuro é errônea. Afinal, alguns precisam até mesmo de exposição à luz ou aos raios ultravioleta para que completem um ciclo de vida.

Esse é o caso de alguns fungos de plantas, que utilizam a exposição à luz UV para produzir esporos. Logo depois, eles protegem seu DNA se escondendo atrás de espaços com melanina.

Alguns exemplos são fungos como Stemphylium e Epicoccum, que aparecem em fibras naturais vez ou outra, como a juta e o linho. Suas manchas podem tornar os materiais úmidos amarelos, laranjas ou marrons.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade