5 dicas para quem faz estágio e quer ser efetivado

Acabou de se tornar o mais novo estagiário de uma grande empresa? Conheça cinco dicas para quem faz estágio e quer ser efetivado no futuro.

O estágio costuma ser a porta de entrada para o mercado de trabalho e é considerado uma fase de extrema relevância para uma carreira profissional de sucesso. Trata-se de uma oportunidade de ouro de colocar em prática todo o aprendizado adquirido na faculdade. Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou cinco dicas para quem faz estágio e quer ser efetivado.

continua depois da publicidade

Se esse é o seu sonho, continue a leitura até o final e descubra como aumentar as chances de se tornar o mais novo colaborador contratado de uma prestigiada empresa. Embarque conosco nessa jornada do conhecimento e boa sorte.

Dicas para quem faz estágio e quer ser efetivado

1) Demonstre comprometimento

Leia também

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes para quem faz estágio e quer ser efetivado. O estagiário que é comprometido com o seu trabalho e demonstra responsabilidade no dia a dia, tem grandes chances de ser contratado pela empresa, no término do contrato.

Você jamais deve subestimar o seu cargo inicial na organização, pelo contrário, procure se esforçar ao máximo para gerar resultados positivos. Seja comprometido com suas tarefas e mostre para o seu superior que é capaz de exercer a função de maneira efetiva.

Uma dica interessante a respeito do comprometimento, é mostrar disposição para realizar outras atividades e auxiliar no que for necessário (sempre respeitando a sua carga horária). Mas tenha o devido cuidado para não se sobrecarregar demais e atrasar os prazos, fechado?

continua depois da publicidade

2) Tenha flexibilidade

Outra das dicas para quem faz estágio e quer ser efetivado. Caso seja solicitado para permanecer na empresa depois do seu horário de trabalho e isso não atrapalhar os seus outros compromissos, principalmente as aulas da faculdade, seja flexível e fique.

Esse tipo de concessão é bem vista pelo seu supervisor, que pode levar isso em consideração na hora de te contratar. Lembre-se de que todo esforço costuma ser reconhecido no futuro e que não existe nenhum aprendizado maior do que a prática em si.

Por isso, todo estagiário deve demonstrar flexibilidade no ambiente de trabalho. Essa habilidade comportamental é considerada imprescindível dentro do mundo corporativo, já que é uma das responsáveis pelo alcance dos resultados.

3) Dicas para quem faz estágio e quer ser efetivado: Procure conhecer seus pontos fortes

Você deve aproveitar (ao máximo) o período de estágio para conhecer quais são as suas principais habilidades, já que a teoria costuma ser bem diferente da realidade. Dessa forma, procure aprender sempre colocando os conhecimentos adquiridos na faculdade em prática.

Ao lidar com várias demandas dentro da sua área de atuação, é possível descobrir os seus pontos fortes e, por consequência, garantir os melhores resultados para a empresa. Por isso, o estágio é ideal para que as suas habilidades sejam exploradas. Dessa forma, que tal desfrutar desse proveitoso momento com a máxima eficiência?

E com as suas principais habilidades (técnicas e comportamentais) em evidência, as chances de contratação no futuro podem ser gigantescas. Lembre-se de que trabalhar com algo que não tenha familiaridade pode te desmotivar e estagnar a sua carreira.

4) Use a comunicação a seu favor

Pensou em dicas para quem faz estágio e quer ser efetivado? Essa também é fundamental. A comunicação sem ruídos, falhas, objetiva e com o máximo de assertividade, é uma das competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Por isso, o estagiário sempre deve procurar desenvolver essa habilidade.

Uma excelente comunicação oral e escrita pode dar o devido destaque para o estagiário e aumentar as suas chances de contratação. Por isso, que tal aproveitar o início da sua carreira para desenvolver ainda mais o dom da oratória? Pode valer muito a pena, já que é um diferencial e tanto.

Fazer bom uso da comunicação, nos momentos adequados, pode passar a impressão de que você é uma pessoa bem articulada e que sempre consegue se expressar com clareza, no dia a dia. Um diálogo fluido, claro e assertivo pode evitar retrabalhos, prejuízos e discussões sem necessidade, dentro do ambiente organizacional.

5) Tenha proatividade

A última das dicas para quem faz estágio e quer ser efetivado. O estagiário que é proativo costuma ter muito mais chances de ser contratado. A proatividade é uma das qualidades mais bem vistas no ambiente corporativo. Demonstrar iniciativa, sempre apresentando soluções inovadoras, é um baita diferencial em um mercado altamente competitivo.

Sendo assim, procure exercitar ao máximo a sua proatividade no dia a dia. Não espere ser solicitado para começar a agir. Aproveite a sua permanência na empresa para observar os gargalos em que a sua proatividade poderá ser útil para a toda a equipe. Lembre-se de que essa competência pode agregar um valor imensurável.

Você não precisa ter nenhum receio de perguntar ou sanar as suas dúvidas, na tentativa de adquirir mais conhecimento. Essa atitude não se traduz em incapacidade para realizar um trabalho. Afinal de contas, antes de ser proativo, é sempre pertinente se inteirar sobre as atividades que precisam ser realizadas, certo?

Leia também

Concursos em sua
cidade