Estudar para concurso público pode ser um baita desafio. O local precisa ser propício ao aprendizado, para que a sua produtividade não seja afetada negativamente. Mas e quando o barulho externo começa a fazer parte da rotina do concurseiro? Essa matéria vai te dar cinco dicas sobre como manter o foco nos estudos, apesar desse inconveniente.
Se você segui-las à risca, as suas chances de aprovação podem se tornar mais reais. É claro que estudar em meio ao silêncio é sempre o mais indicado, mas nem sempre isso é possível, principalmente para quem mora nas grandes cidades. Confira.
Como manter o foco nos estudos
1) Ouça os sons da natureza
Essa dica sobre como manter o foco nos estudos mesmo com barulho pode ajudar bastante. Você já reparou que, quando está chovendo ou começa o chover, é possível se concentrar melhor nos assuntos que precisa aprender? Isso tem uma explicação.
Especialistas em Neuroaprendizagem sugerem que os sons da natureza como o da chuva, por exemplo, pode aguçar a nossa concentração, mesmo que não percebamos tal fato. E isso pode turbinar o aprendizado, no dia a dia.
Dessa forma, se o ambiente externo estiver com ruídos, a nossa sugestão é apostar no barulho de chuva, da água correndo em um riacho no meio da mata, no canto dos pássaros, do vento soprando nas árvores e por aí vai. No YouTube, é possível encontrar esses sons. Mas só não vale exagerar no volume, fechado?
2) Fones de ouvido podem ajudar
Outro macete sobre como manter o foco nos estudos mesmo com barulho. Suponha que você esteja assistindo as videoaulas do cursinho preparatório e, de repente, começa o barulho em uma obra bem ao lado da janela do seu quarto. O que fazer com esse incômodo?
Relaxa, concurseiro. Você pode usar fones de ouvido para que o barulho não tire a sua concentração. Eles fazem um isolamento acústico que te ajuda a não desviar a atenção, já que minimiza o nível de ruído externo.
Dessa forma, é possível o candidato se concentrar apenas nos sons oriundos das explicações das videoaulas. Se você tem dificuldades de se concentrar por causa de barulhos externos, essa estratégia é perfeita. Os seus ouvidos só vão escutar os sons que realmente precisam, pelo menos naquele momento.
3) Protetores auriculares são de grande valia
Quer saber como manter o foco nos estudos mesmo com barulho ao redor? Essa dica não deve ser negligenciada. Se você é daqueles concurseiros que não conseguem se concentrar mesmo com um barulho de baixa intensidade, que tal usar protetores auriculares?
No mercado é possível encontrar diversos modelos que se encaixam perfeitamente em orelhas de quaisquer tamanhos e formatos. Dependendo do tipo de protetor, o nível do ruído pode reduzir em até 70%, o que deixa o aprendizado com uma maior eficiência.
Lembre-se de que se o barulho ao redor estiver acima do tolerável, a sua saúde auditiva pode ficar prejudicada, bem como a sua concentração. Então, não pense duas vezes antes de investir em um par de protetores auriculares de qualidade. O seu aprendizado agradece.
4) Estude em horários mais tranquilos
Ainda está em dúvidas sobre como manter o foco nos estudos? Uma opção que pode ser de grande valia é optar por estudar em horários que sejam mais silenciosos. Por exemplo, se o barulho ao redor se limita somente ao horário comercial, uma alternativa é estudar após as 18 horas.
O contrário também pode acontecer. Se o barulho na vizinhança é só durante a noite, que tal estudar de dia? Caso você tenha o hábito de dormir tarde, uma outra opção seria estudar no silêncio da madrugada.
Só não vale virar a noite estudando se você precisar levantar cedo no outro dia. Lembre-se de que uma boa noite de sono é fundamental para a sua memória, cognição e, sobretudo, aprendizado. Mas estudar em horários pouco convencionais também pode ser uma estratégia interessante.
5) Como manter o foco nos estudos: Negocie com sua família
Por fim, a nossa última dica sobre esse assunto. Você só pode estudar no horário em que toda a família está em casa? O macete aqui é negociar um “horário do silêncio” com os outros familiares. Mesmo que tenha crianças em casa, é possível contornar essa situação.
No horário do silêncio (que deve ser previamente combinado), os membros da sua família só poderão fazer algo que não gere nenhum tipo de barulho. Afinal, esse horário está “reservado” para os seus estudos e nada pode atrapalhar a sua concentração.
Seguramente, os seus familiares vão entender as suas necessidades e cooperar contigo. É recomendado que o “horário do silêncio”, preferencialmente, seja o mesmo todos os dias. Dessa forma, todo mundo pode adequar a sua rotina com base nele.