Um recente caso de duas mulheres brasileiras presas na Alemanha após criminosos trocarem a etiqueta de suas malas por uma nova bagagem com drogas foi amplamente divulgado nos últimos dias. O caso reacendeu um alerta em muitas pessoas e também uma dúvida: o que fazer para despachar malas em segurança e evitar possíveis golpes?
Esse tipo de situação é catastrófica o suficiente para inspirar o temor e o receio em qualquer pessoa que esteja se preparando para fazer uma viagem. Mais do que nunca, tomar cuidado com a bagagem e tomar medidas importantes de segurança é essencial para evitar problemas sérios como esse, e de forma que isso seja possível, seguir algumas instruções é a melhor forma de se prevenir.
Apesar de não existir nenhuma fórmula mágica para se proteger contra golpes do tipo e possíveis crimes internacionais, tentar se precaver para manter a segurança de uma bagagem e sua identidade ainda é fundamental. Para isso, confira hoje algumas dicas de como despachar uma mala e evitar problemas sérios.
5 dicas para despachar a mala em segurança
1. Tire fotos e grave vídeos da bagagem durante o despacho
Com o poder dos smartphones, documentar qualquer acontecimento com rapidez permite que, no futuro, seja possível exibir provas que atuem a seu favor após uma acusação. A imagem sequer precisa ter tanta qualidade, mas precisa existir.
Para isso, basta fazer algumas fotos ou vídeos da bagagem na hora de despachar, bem como da mala na esteira, já com a etiqueta da companhia aérea, mostrando os dados do serviço.
2. Confira a etiqueta e o peso da bagagem
Enquanto faz as fotos, lembre-se também de, antes de liberar a mala, conferir se o peso consta na etiqueta que comprova o despacho da bagagem. Junto disso, tire uma foto que comprove tais dados, e para se assegurar, faça uma imagem da balança do aeroporto que registra o peso da mala. Afinal, nem sempre essa informação estará contida no ticket.
3. Utilize um dispositivo de rastreamento
Os pequenos dispositivos de rastreamento que podem ser inseridos em qualquer bagagem para acompanhar sua rota são cada vez mais populares. Além de evitar problemas como erros de etiquetagem, ainda é possível solucionar situações como extravio de mala de forma mais rápida.
Alguns dos mais utilizados costumam ser o Apple AirTag ou o Samsung SmartTag. Os dispositivos emitem um sinal seguro de Bluetooth, que pode ser detectado por qualquer aparelho próximo na rede do app Buscar.
4. Personalize a bagagem
Outra forma importante de facilitar a identificação de uma bagagem no aeroporto é utilizando uma que seja diferente das demais, com uma cor chamativa, adesivos à prova d’água, fitas coloridas ou até mesmo com pinturas. Esse tipo de bagagem ainda pode passar fora do radar de possíveis crimes, visto que trocar uma mala preta por outra idêntica é muito mais fácil do que por uma mala colorida e cheia de adereços, por exemplo.
5. Confira as etiquetas
No momento em que a bagagem é retirada da esteira no destino final, confira a etiqueta com atenção, caso hajam outras iguais. É essencial verificar se existe algum dano na mala ou se os lacres e cadeados foram violados. Caso perceba algo errado, procure imediatamente um funcionário da companhia aérea no aeroporto e registre o que aconteceu no Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).
Junto disso, lembre-se de guardar qualquer comprovante de despacho com cuidado. O ideal é sempre tê-lo junto de si até pegar a bagagem no destino final, e para não correr riscos, tire uma foto do documento assim que recebê-lo no guichê de embarque.