5 truques infalíveis para cortar cebolas sem derramar lágrimas

Confira alguns truques simples para não chorar enquanto corta cebolas e entenda por que esta hortaliça causa irritação nos olhos.

As lágrimas costumam rolar quando você está cortando cebola? Basicamente, isso ocorre porque ela libera um composto químico chamado sulfóxido de propanotial. Essa substância, quando entra em contato com o ar, é convertido em ácido sulfúrico, que, por sua vez, se transforma em um gás chamado sin-propanotial-S-óxido. Esse gás irrita os olhos e estimula as glândulas lacrimais e faz com que você comece a chorar.

continua depois da publicidade

Embora seja um pouco desconfortável, o choro causado pela hortaliça não causa danos aos seus olhos ou ao seu corpo. No entanto, existem algumas técnicas que você pode usar para não chorar enquanto corta cebolas. Veja algumas dicas a seguir.

5 dicas para não chorar enquanto corta cebolas

Leia também

1. Refrigere as cebolas na geladeira

A rigor, não é recomendável guardar cebolas ou alhos na geladeira, pois secam excessivamente e perdem parte do sabor, embora não estejam entre os vegetais que respondem pior às baixas temperaturas. Portanto, é recomendado resfriar a cebola por uma ou duas horas antes de cortá-la na geladeira.

Com isso, subtrairemos energia do sulfóxido, portanto, parte de sua capacidade de gaseificar e chegar aos nossos olhos. Se cortarmos a cebola rapidamente antes que volte à temperatura, notamos muito menos ardor.

continua depois da publicidade

2. Use uma faca bem afiada

Outra dica essencial é não usar facas serrilhadas para cortar cebolas. A razão é que essas facas geralmente são mal afiadas e em vez de cortar o que elas fazem é esmagar os tecidos e assim liberar exponencialmente muito mais sulfóxido, garantindo as lágrimas.

A solução é usar uma faca de cozinha bem afiada, sem entalhes na borda, que corte as camadas de maneira precisa. Isso permite que você corte a cebola com mais facilidade e precisão, reduzindo a quantidade de compostos químicos irritantes liberados e, consequentemente, reduzindo o choro.

3. Corte a cebola sob água corrente

Cortar a cebola sob água corrente pode ajudar a lavar os compostos químicos irritantes da hortaliça e reduzir a quantidade de gases irritantes que entram em contato com seus olhos. Para fazer isso, coloque a cebola em uma tigela com água fria e deixe a água correr sobre a cebola enquanto você a corta.

continua depois da publicidade

4. Use uma vela para queimar os gases

Acender uma vela próxima ao local onde você está cortando a cebola pode ajudar a queimar os gases irritantes liberados, evitando que eles cheguem aos seus olhos. Certifique-se de colocar a vela em uma superfície estável e segura e mantenha-a longe de materiais inflamáveis.

5. Use óculos de proteção ou uma máscara

Por último, usar óculos de proteção ou uma máscara pode ajudar a proteger seus olhos dos compostos liberados pela cebola. Se você precisar cortar muitas delas ou se for especialmente sensível aos gases irritantes, essa pode ser uma boa opção para evitar o choro.

Existem cebolas que não fazem chorar?

Uma nova variedade de cebola, que não se chora ao cortá-la, foi criada em 2008 por pesquisadores da Nova Zelândia, juntamente com colaboradores japoneses. O estudo sobre a criação da hortaliça foi publicado na revista Nature em 2016.

continua depois da publicidade

A cebola, chamada de “Sunion”, foi desenvolvida por meio de técnicas de seleção natural e não é geneticamente modificada. Conforme os produtores, a Sunion é mais doce e menos pungente do que outras variedades, o que pode ajudar a reduzir a irritação nos olhos e a produção de lágrimas.

A variedade chegou ao mercado internacional em fevereiro de 2022. Atualmente, elas são produzidas pela multinacional Bayer e comercializadas pela empresa química alemã BASF.

Contudo, a nova variedade de cebola levanta questões, como até que ponto a composição geral da hortaliça mudou e se ela ainda está suficientemente protegida contra herbívoros, ou se mais pesticidas devem ser usados ​​durante o cultivo. Além disso, também não foi respondido se o teor de substâncias benéficas para a saúde foi reduzido.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade