Sair da casa dos pais para conquistar a tão sonhada independência é um grande momento, não é mesmo? Pela primeira vez você terá a liberdade de fazer o que quiser com seu tempo e espaço. E, no entanto, é o momento em que você também terá que cuidar de tudo o que implica morar sozinho, desde pagar as contas até cozinhar.
Por isso, na hora da mudança, basta ter planejamento e organização essenciais para evitar o desânimo e alcançar a total independência. Algumas dessas dicas podem ser muito úteis na hora de mudar e morar sozinho para não fracassar na tentativa. Confira a seguir.
5 coisas que você deve saber caso esteja planejando morar sozinho
1. É preciso planejar as finanças e definir um orçamento
Muitas pessoas embarcam na aventura de ir morar sozinhos mesmo sem ter um orçamento bem planejado, simplesmente decidem seguir o fluxo e enfrentam situações difíceis com grande probabilidade de fracasso, então a primeira coisa que devem fazer antes mesmo de sair casa é entender e documentar todas as despesas que podem fazer parte da “aventura”.
Para começar, é fundamental ficar atento às despesas básicas. Estes incluirão o pagamento do aluguel, pagamento de despesas ou serviços, alimentação, produtos básicos e transporte.
Uma vez estabelecidas as possíveis despesas e como serão cobertas, você pode começar a considerar outros tipos de despesas dentro da nova casa, como a manutenção geral da residência.
2. É necessário ter uma rotina
Morar sozinho lhe dá liberdade, mas ao mesmo tempo aumenta sua responsabilidade. É por isso que criar uma rotina e cumpri-la o máximo possível é importante, pois isso ajudará você a se sentir mais organizado e no controle de sua vida, além de ajudar a reduzir o estresse.
Algumas dicas para criar uma rotina são estabelecer horários específicos para comer, dormir e trabalhar. Você também pode criar uma lista de atividades regulares de que gosta e tentar fazê-las pelo menos uma vez por semana.
Ao ter uma rotina, você consegue administrar melhor seu tempo e aproveitar ao máximo sua independência. Morar sozinho pode ser um novo capítulo emocionante em sua vida, mas é importante lembrar que você também precisa cuidar de si mesmo.
3. Você deverá cozinhar a própria comida
Uma das coisas mais difíceis de morar sozinho pela primeira vez é ter que cozinhar para si mesmo. Se você está acostumado a ter sua mãe ou um membro da família cozinhando para você, comendo fora ou pedindo comida por aplicativo o tempo todo, usar o fogão pode ser uma tarefa assustadora. Mas é importante aprender a cozinhar para você, tanto para sua saúde quanto para seu orçamento.
Então, se você deseja superar esse desafio, comece com algo simples. Não tente fazer uma receita complicada logo no início. Atenha-se a algo básico que você sabe que pode fazer sem problemas. Além disso, se você não tem certeza de como fazer algo, não tenha medo de perguntar a um amigo ou familiar que saiba ‘se virar’ bem na cozinha.
4. Fazer compras no atacado é mais vantajoso
Uma boa ideia para economizar e manter as finanças bem controladas é comprar produtos no atacado. Alguns deles podem ser produtos de limpeza e higiene, como papel higiênico, desinfetantes, alvejantes ou sabonete líquido.
Você também pode fazer compras no atacado de sabão em pó, amaciante e desengordurante. Essa estratégia de economia também pode evitar que as pessoas tenham que ir constantemente ao supermercado para abastecer todos os produtos de que precisam.
Isso geralmente é um grande alívio, especialmente para estudantes e trabalhadores que não dispõe de muito tempo para ir às compras. Ainda, é importante lembrar que mudar para morar sozinho muitas vezes significa começar do zero, e talvez a nova casa ou apartamento não tenha todos os confortos domésticos, mas tudo pode ser alcançado gradualmente.
Com um planejamento financeiro pessoal bem definido, você poderá comprar aos poucos cada um daqueles eletrodomésticos, objetos de decoração e utensílios que farão da sua casa um lar completo.
5. Mesmo morando sozinho, você não deve ficar sozinho
Mesmo se você mora sozinho, é importante ter pessoas em quem confiar para apoiá-lo e cuidar de você. É por isso que é tão importante manter-se conectado com seus amigos e familiares. Eles podem fornecer apoio e conselhos quando você precisar e estarão lá para comemorar os bons momentos e ajudá-lo nos infortúnios.
Certifique-se de manter contato regularmente. Quer isso signifique ligar para eles, enviar um e-mail ou encontrar-se pessoalmente, apenas mantenha contato, isso o ajudará a se sentir menos sozinho.