Exercitar-se com frequência pode trazer grandes benefícios à saúde. Sabe-se que previne doenças e contribui para uma melhor qualidade de vida. Mas, afinal, o que acontece com o corpo de quem pratica exercícios físicos? Em linhas gerais, além das reações que ocorrem no cérebro, há efeitos positivos nos sistemas cardiorrespiratório e musculoesquelético.
Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para adultos entre 18 e 64 anos pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana. Confira outras consequências de treinar diariamente a seguir.
5 coisas que ocorrem no corpo de quem pratica exercícios físicos
1. Fortalecimento muscular
A prática consistente de exercícios, seja treinamento de resistência ou treinos cardiovasculares, resulta em um aumento da força muscular. Conforme os músculos são submetidos a cargas progressivamente maiores, ocorrem microlesões nas fibras musculares. O corpo, então, se recupera e reconstrói essas fibras, levando a um aumento da massa muscular e à melhoria da força.
2. Melhora da saúde cardiovascular
Os exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, estimulam o sistema cardiovascular. Com o tempo, o coração se torna mais eficiente no bombeamento de sangue e, consequentemente, a pressão arterial pode diminuir. Além disso, eles ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL), promovendo a saúde do coração.
3. Controle de peso
A prática de exercícios físicos auxilia no controle do peso, uma vez que queima calorias e aumenta o gasto energético. Ademais, o aumento da massa muscular resultante disso, intensifica o metabolismo, levando a uma queima de calorias mesmo em repouso.
4. Aumento da flexibilidade e mobilidade
Exercícios como ioga, alongamento e pilates contribuem para o aumento da flexibilidade e da amplitude de movimento das articulações. Isso não apenas melhora a postura e a coordenação, mas também reduz o risco de lesões.
5. Liberação de endorfinas e promoção de bem-estar
Por fim, fazer exercícios estimula a liberação de endorfinas, neurotransmissores conhecidos por melhorar o humor e reduzir o estresse. Esse efeito positivo no cérebro pode ajudar a combater a ansiedade, a depressão e a promover uma sensação geral de bem-estar.
Claro, todos esses benefícios dependem do tipo e intensidade da modalidade, bem como da frequência semanal em que é praticada. Por isso, lembre-se de buscar orientação de um especialista para aproveitar ao máximo e não ter problemas em seu treinamento diário.