5 cidades fantasmas dos EUA que têm muita história para contar

As cidades fantasmas dos EUA evocam imagens de lugares abandonados e esquecidos, mas algumas delas têm uma história diferente para contar.

Nos Estados Unidos, cidades inteiras que antes eram movimentadas e cheias de vida agora estão desabitadas.

continua depois da publicidade

Seja por desastres naturais ou ameaças radioativas que forçaram os residentes a fugir, muitos locais ficaram completamente vazios e são agora uma fonte de medo e curiosidade para os viajantes. Veja algumas destas cidades fantasmas abaixo.

As 5 cidades fantasmas mais incríveis dos EUA

Leia também

1. Thurmond, Virgínia Ocidental

Durante um período em que o carvão era o principal recurso energético dos EUA, Thurmond floresceu como uma cidade característica dos Apalaches.

No seu auge, nas primeiras décadas do século XX, o lugar possuía dois hotéis, dois bancos, vários restaurantes, um cinema e inúmeras lojas.

continua depois da publicidade

No entanto, com a diminuição da dependência do carvão e a ascensão do petróleo, Thurmond entrou em declínio.

De acordo com o último censo, apenas cinco pessoas foram listadas como residentes da localidade.

2. Centralia, Pensilvânia

Centralia foi fundada em 1866 e em 1890 contava com uma população de mais de 2.500 habitantes.

Contudo, a cidade começou a declinar em meados do século XX à medida que a demanda por carvão diminuiu e os empregos foram transferidos para outros locais.

Em maio de 1962, os bombeiros locais atearam fogo ao aterro sanitário como parte dos preparativos para o Memorial Day, mas logo perceberam que as chamas haviam se espalhado para os antigos túneis das minas de carvão sob a cidade.

continua depois da publicidade

Apesar dos incêndios na superfície terem sido rapidamente controlados, os moradores continuaram a ver e sentir o cheiro de fumaça tóxica, incluindo níveis perigosos de monóxido de carbono. A verdadeira extensão do problema só foi totalmente compreendida em 1979.

No início dos anos 1980, após duas décadas de incêndios incontroláveis, o monóxido de carbono começou a se infiltrar nas casas e a terra começou a ceder, abrindo buracos.

Em 1984, começou um programa para evacuar os moradores. Em 1992, o governador da Pensilvânia invocou a condenação de todas as propriedades e, em 2009, começou o despejo formal dos residentes restantes.

Hoje, é permitido visitar Centralia, pois não há restrições para aqueles que desejam explorar a cidade fantasma. Porém, alguns lugares, como a ‘Rodovia do Graffiti’, têm restrições e só permitem a passagem de pedestres.

continua depois da publicidade

3. Shaniko, Oregon

Oregon é o estado com o maior número de cidades fantasmas. Uma delas, Shaniko, conhecida como a ‘Capital Mundial da Lã’, ainda possui vários edifícios abandonados.

Após um rápido crescimento no início do século XX, a cidade entrou em declínio após 1911 devido à mudança da rota ferroviária e a um incêndio devastador.

Hoje, Shaniko é uma cidade fantasma, porém tem alguns residentes na área circundante.

O destino, rico em história e cercado por paisagens deslumbrantes, está localizado perto da rodovia 97 no condado de Wasco.

4. Cairo, Illinois

Cairo, localizada na confluência dos rios Mississippi e Ohio em Illinois, prosperou com a indústria de barcos a vapor, mas declinou com o advento das ferrovias.

Hoje, a cidade está praticamente deserta, com seu centro histórico em ruínas. O declínio econômico, a tensão racial e as inundações periódicas contribuíram para o abandono do local.

continua depois da publicidade

Apesar das tentativas de revitalização, a maioria falhou e apenas algumas mansões vitorianas e a Biblioteca Pública do Cairo permanecem como instituições culturais.

5. Kennecott, Alasca

No maior parque nacional dos Estados Unidos, Wrangell-St. Elias, as antigas estruturas de madeira de Kennecott proporcionam uma visão única da história da mineração na região selvagem.

Em 1900, a Kennecott Copper Corporation encontrou um depósito de cobre e trouxe 300 mineiros para a área. Com o esgotamento do minério em 1938, a cidade foi teoricamente abandonada.

Embora os esforços de preservação estejam em andamento, eles são interrompidos quando os trabalhadores relatam ouvir vozes vindas das montanhas.

Leia também

Concursos em sua
cidade