5 características de pessoas mais inteligentes do que a média

Você já se perguntou o que as pessoas mais inteligentes têm em comum? Confira 5 características observadas em indivíduos acima da média.

A inteligência humana é alvo da curiosidade do mundo científico há séculos. Exaustivamente estudada, revisada e testada, é fato que os seres humanos possuem um grande interesse em medir suas próprias capacidades, e quando se trata disso, citar os níveis de QI, ou quociente de inteligência, é mais do que necessário: afinal, pessoas inteligentes possuem um QI mais alto que os demais. Mas quais outras características podem diferenciá-las da média?

continua depois da publicidade

É comum que as pessoas façam comparações a respeito desse tipo de assunto, já que faz parte do instinto humano se colocar no lugar de alguém e comparar. Aqui, o parâmetro de entendimento está na base e, quando se trata de indivíduos superdotados, saber como vivem, o que fazem e de que forma tomam suas decisões são aspectos de interesse geral.

Com o tempo, foi possível identificar padrões de comportamento e características em comum entre pessoas inteligentes, algo que vai além das diferenças culturais ou de gênero. Assim, mesmo que exista uma lista de diferentes inteligências, que se baseiam em habilidades naturais e experiências, alguns traços em comum devem ser levados em consideração.

Leia também

Para entender melhor sobre o assunto, confira 5 características de pessoas mais inteligentes do que a média.

continua depois da publicidade

5 características de pessoas mais inteligentes que o normal

1. Adaptabilidade

O conceito da inteligência está relacionado à capacidade de um indivíduo de se transformar, com base nas novas informações que adquire ao longo do tempo. Assim, seja por meio de experiências ou por conhecimento intelectual, as pessoas inteligentes costumam ser mais adaptáveis, entendendo rapidamente o espaço em que estão inseridas e como devem agir nele.

No geral, tais grupos são compostos por seres observadores, bons ouvintes e atenciosos, o que os permite fazer parte de qualquer grupo. Não se trata de fingir uma nova personalidade para se encaixar, mas sim de selecionar quais traços funcionarão melhor em determinados ambientes.

2. Curiosidade

Tanto a curiosidade quanto a capacidade de ser mente aberta são características de quem tem inteligência acima da média. Afinal, com muita curiosidade, a flexibilidade também está associada, o que permite que sejam mais receptivas para novas culturas, ideais e propostas do mundo.

continua depois da publicidade

Um indivíduo superdotado tem consciência das próprias limitações e do quanto pode não saber sobre determinado assunto. Assim, costuma focar em fazer mais perguntas, prestar atenção nos estímulos e se submeter a novas experiências, indo muito além de sua realidade. Com a facilidade de aprendizado, em pouco tempo ganharão aquele novo mundo.

3. Empatia

A inteligência acima da média também está relacionada ao fator emocional. Pessoas que possuem um alto nível de conhecimento pessoal, já que são capazes de entender suas emoções, reações e sentimentos. Isso permite que sejam mais sensíveis às experiências alheias, indo muito além de serem boas ouvintes: também formam líderes mais empáticos.

Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro e observar o mundo com uma visão mais ampla e analítica permite que os conflitos sejam orientados de forma simples, com soluções justas. O autoconhecimento é ampliado ao extremo, bem como o nível de consciência pessoal para com os outros.

continua depois da publicidade

4. Autocontrole

Uma pessoa com inteligência acima da média é capaz de superar sua impulsividade por meio do planejamento, observação de metas, exploração de estratégias alternativas e consideração das consequências antes de tomar qualquer decisão. Existe uma enorme ligação entre o autocontrole e a inteligência, já que impulsos são questões impensadas.

De acordo com pesquisas, a área do cérebro do córtex pré-frontal anterior pode desempenhar um papel importante em ajudar os indivíduos a resolver problemas difíceis. Com isso, é possível demonstrar autocontrole ao trabalhar em direção a tais objetivos.

5. Bom humor

Como informado anteriormente, ser inteligente também envolve ter um bom controle emocional. Essas pessoas podem navegar por suas emoções com facilidade, o que permite que evitem reações exageradas ou crises. Por isso, conseguem manter o bom humor por mais tempo, sempre se apresentando como pessoas tranquilas e felizes.

continua depois da publicidade

A pessoa mais inteligente que a média é também a mais propensa a fazer piadas na roda de amigos ou nos encontros familiares, sempre capaz de fazer qualquer um rir. Suas habilidade sociais são exemplares, especialmente para quebrar o gelo e agir com carisma em qualquer circunstância.

Leia também

Concursos em sua
cidade