Ainda que seja um alimento originário da China, o kiwi ficou conhecido em outras partes do mundo após a sua chegada à Nova Zelândia onde recebeu o seu atual nome em homenagem a ave kiwi, animal símbolo do país. No Brasil, o kiwi chegou na década de 1970 e, hoje, é cultivado em território nacional na região Sul e em algumas áreas de Minas Gerais.
O fruto, conhecido pela sua aparência exótica, é envolvido por uma fina casca de cor marrom com um aspecto aveludado, e sua polpa pode ser verde ou amarela, a depender da espécie. O kiwi possui sementes pretas em seu interior e apresenta um sabor doce, mas com um toque ácido. O alimento ainda possui alto teor de clorofila, motivo pelo qual permanece verde mesmo estando maduro.
O kiwi chama a atenção pelo seu delicioso sabor, mas também pelas suas propriedades nutricionais. Entre elas estão o alto teor de vitamina C, boas quantidades de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) e vitamina E. O fruto ainda é fonte rica de minerais, como cálcio, ferro, zinco, potássio, cobre, entre outros.
Graças às suas propriedades nutricionais, o kiwi proporciona diversos benefícios à saúde. Sabendo disso, o Concursos no Brasil preparou uma lista com cinco desses benefícios, os quais podem ser também 5 ótimos motivos para você começar a inserir o fruto em sua dieta.
Mas, antes de conferir quais são esses benefícios, vale destacar que o conteúdo deste texto é meramente informativo. Por isso, qualquer dúvida ou no caso de querer saber mais informações sobre o papel do kiwi no nosso organismo, procure um profissional da saúde de sua confiança.
5 benefícios que o kiwi pode trazer para sua saúde
1. O kiwi ajuda a regular o intestino
Um dos benefícios do kiwi é que ele ajuda a controlar o intestino, uma vez que a fruta é rica em fibras, compostos que facilitam a digestão. O kiwi ainda possui em sua composição substâncias prebióticas que auxiliam no funcionamento da flora intestinal. A dica é consumi-lo pela manhã ou pela tarde, se você deseja regular seu intestino.
2. O kiwi faz bem para o coração
O kiwi faz bem ao coração por ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares. Como dito, a fruta é rica em fibras, que protegem o órgão e auxiliam na redução do nível gordura no sangue.
Além disso, o kiwi possui polifenóis, componentes que auxiliam na regulação da produção de colesterol LDL, aquele considerado ruim, bem como na diminuição da absorção do LDL por parte do intestino. A fruta ainda atua no controle da pressão arterial.
3. O kiwi atua no controle do peso
O kiwi é caracterizado por ser um alimento de baixa caloria, com baixo índice glicêmico e com grandes quantidades de fibras. Por tais motivos, a fruta ajuda a controlar o peso.
4. O kiwi tem ação antioxidante
O kiwi possui alto teor vitamina C e antioxidantes em sua composição, motivo pelo qual o alimento é uma ótima pedida para reforçar o sistema imunológico. Além disso, por ter ação antioxidante, a fruta auxilia na proteção do corpo contra doenças crônicas e processos inflamatórios.
5. O kiwi é um aliado do sono
Está precisando melhorar a qualidade do seu sono? Então que tal começar a inserir o kiwi em sua dieta? A fruta contém alto teor de potássio, magnésio e vitamina B6, nutrientes que auxiliam no relaxamento muscular e na produção de melatonina, o hormônio do sono. Por esse fato, o kiwi é considerado um aliado do seu descanso.