Ciência explica: 5 atitudes simples que te tornam irresistível

Com essas ações comprovadas cientificamente, você consegue se tornar atraente e magnético para todas as pessoas.

Não existe receita ou mágica para se tornar uma pessoa atraente, sedutora e carismática. Contudo, existem cinco atitudes simples que podem te ajudar nesse processo.

Antes de mais nada, são ações comprovadas cientificamente com o apoio de estudos e pesquisas no campo do comportamento humano. Essas pequenas mudanças que fazem total diferença na forma com que você se relaciona. Entenda mais a seguir.

5 ações que te tornam mais atraente

1. Sorrir mais

Leia também

Mais do que te deixar mais relaxado e feliz naturalmente, sorrir te deixa irresistível. Uma pesquisa publicada no Sage Journals mostrou que as pessoas sorridentes são interpretadas como indivíduos mais atraentes.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas utilizaram grupos de controle e os expuseram a imagens de rostos humanos com diferentes expressões. Os resultados mostraram que a felicidade foi considerada por muitos participantes como uma característica atraente.

Para os participantes, a sensação de felicidade que a imagem transmitia foi o que chamou mais atenção nas fotos de mulheres. Já nas fotos dos homens, o que pesou mais foi o sorriso leve e discreto.

2. Usar cores quentes

A Psicologia das Cores discute sobre a mensagem que as cores quentes transmitem sobre quem usa roupas nesses tons, mas também para quem interage com elas. Uma pesquisa publicada no jornal de Psicologia Social comprovou isso em relação ao vermelho.

Conforme a pesquisa, usar tons de vermelho atrai o sexo oposto, mas os homens e as mulheres se relacionam com a cor de formas distintas. Para os homens, o vermelho está associado com alguns instintos primários e biológicos.

Essa conclusão inclusive faz parte de outro estudo que analisou a reação de homens e primatas quando expostos à cor vermelha. Já as mulheres entendem o vermelho por uma relação com dominância e sinal de status social.

3. Manter uma boa postura

Uma boa postura não é positiva somente para o aspecto visual e estético, como mostram as pesquisas. Em seus estudos sobre a linguagem corporal, a psicóloga social Amy Cuddy e seus colegas cientistas analisaram isso.

Em específico, uma revisão do primeiro artigo sobre esse tema trata justamente sobre os efeitos positivos da boa postura. É uma análise de como o corpo reage às nossas ações.

Manter a coluna ereta e os ombros relaxados reduz os níveis de estresse e aumenta os níveis de testosterona nos homens. Assim, a boa postura te torna mais atraente também de uma perspectiva biológica.

4. Dormir bem

Além de ser fundamental na regulação do organismo de maneira geral, principalmente na saúde cardíaca e mental, o sono afeta seu carisma e atratividade. Esse é o resultado de uma pesquisa publicada no jornal médico The BMJ.

Segundo os dados, pessoas privadas de sono foram classificadas como menos saudáveis, mais cansadas e menos atraentes ao público analisado. Em especial quando comparado com indivíduos que dormiram normalmente.

Para chegar a esse resultado, foram apresentadas fotos em ordem randômica para um grupo de observadores não treinados. As imagens retratavam participantes depois de uma noite regular de sono, com 8 horas de descanso, e em privação de sono, após 31 horas acordados.

5. Tenha conversas profundas

Evitar o papo furado te ajuda a ter sucesso nas suas empreitadas. Seja no primeiro encontro ou até em conversas nos aplicativos de relacionamento.

Um estudo realizado em 1997 na Universidade do Estado de Nova York comprovou isso a partir de testes com casais aleatórios. Os casais foram formados por pessoas que não se conheciam, e em seguida divididos em grupos.

Depois, cada grupo recebeu um questionário, sendo um com questões banais e cotidianas, e outro com perguntas mais profundas. Esse roteiro de perguntas abordava características do parceiro, interesses e planos para futuro.

Os resultados mostraram que conversas profundas geram mais atração. Ainda que tenha sido um jeito incomum de formar relações e analisar questões afetivas que surgem naturalmente.

Curiosamente, um dos casais que responderam ao questionário mais pessoal se apaixonaram e estão casados até hoje.