5 áreas em que você NÃO DEVE usar celular

Existem áreas em que o celular não deve ser usado por representar certo perigo para as pessoas. Confira a seguir uma lista com 5 locais proibidos para o aparelho.

Aparelhos celulares se tornaram de grande importância para a vida atual das pessoas. Com isso, eles são levados para todos os lugares e sempre estão em nossas mãos, como se fossem uma extensão do nosso corpo. Entretanto, existem áreas em que não se deve usar o celular, porque ele causar uma série de prejuízos.

continua depois da publicidade

Existem orientações sobre os lugares em que o celular não deve ser colocado, seja por produzir alguns riscos à saúde ou até mesmo como forma de garantir que a vida útil do aparelho seja maior.

Pensando em facilitar a vida de pessoas que usam o celular a todo momento, elaboramos uma lista com as 5 áreas em que você não deve usar o celular. Nessa matéria, você verá sobre os riscos e possíveis problemas futuros que podem ser evitados.

Leia também

5 áreas em que você não deve usar o celular

O celular é necessário na maior parte do nosso tempo, mas devemos ter sabedoria ao usá-lo. Como o aparelho emite um certo nível de radiação, ele acaba sendo responsável por causar alguns prejuízos à saúde. Além disso, o mau uso desse item pode prejudicar o próprio telefone. Tendo isso em vista, existem lugares que devem ser evitados ao se usar o celular. Confira:

continua depois da publicidade

1 – Na cama

O hábito de levar o celular para a cama e permanecer usando ele enquanto você poderia estar dormindo, é prejudicial ao sono e ao descanso. A luminosidade da tela pode afetar a liberação de melatonina, hormônio natural responsável pelo sono.

Ao mesmo tempo, quando colocado debaixo do travesseiro, o celular fica mais perto da cabeça, e a radiação emitida pode causar algumas dores e tonturas. Em outras ocasiões, existe a possibilidade até de o celular explodir. Isso porque o aparelho emana calor e, quando está coberto pelo travesseiro durante a noite, pode esquentar além do normal.

2 – Usar o celular enquanto está carregando

Usar o celular quando ele está conectado a uma tomada é um hábito que pode provocar alguns riscos desnecessários, como explosões e choques. Esses situações são consideradas raras, mas podem acontecer quando menos se espera. Os riscos são maiores se o cabo utilizado não for original da marca do aparelho.

continua depois da publicidade

O pior mesmo é em relação à saúde do próprio celular. Isso porque mexer nele enquanto está carregando faz com que a bateria fique “viciada”, ou seja, tem o seu tempo de uso reduzido e pode acabar mais rápido em outras ocasiões.

3 – Lugares muito quentes

Altas temperaturas são grandes vilãs para os celulares, sendo um cenário perfeito para prejudicar o funcionamento dos aparelhos. A dica é evitar esses locais, como expor o celular diretamente ao sol quando esquecido dentro de um carro, por exemplo.

Lugares como praias também são perigosos, pois ao usar o celular em contato direto com o sol por um longo tempo, o dispositivo acaba se desgastando. Isso vale até mesmo para aparelhos domésticos que produzem calor, a exemplo de fornos, exaustores e utensílios aquecidos. O próprio celular já é uma fonte de calor e, quando exposto a outras, pode sofrer danos internos.

continua depois da publicidade

4 – No banheiro

Usar o celular no banheiro não é uma atitude muito recomendada, pois o maior dos riscos é a contaminação por bactérias. Estudos comprovam que existem muitos fungos e bactérias em toda a superfície dos aparelhos celulares.

Isso porque eles estão sempre em contato com as mais diversas coisas e acabam sendo um imã para micro-organismos. Outro perigo é o risco de hemorroidas, justamente por se manter sentado por tanto tempo enquanto manuseia o celular distraidamente.

5 – No posto de gasolina

O celular quando utilizado na pista de abastecimento pode oferecer certo risco de faísca, mesmo que considerado raro. Estudiosos explicam que o vapor do combustível é mais pesado que o ar, o que o deixa concentrado próximo ao solo.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, o maior risco de usar o celular em um posto de gasolina é deixá-lo cair no chão, o que aumenta a chance de curto do aparelho eletrônico que, se em contato com gases de combustíveis, pode trazer grandes chances de acontecer uma grande explosão.

Leia também

Concursos em sua
cidade