A Austrália é um país de dimensão continental localizado na Oceania, banhado pelos oceanos Pacífico e Índico.
Uma das principais características que chamam a atenção no país é a diversidade da flora e da fauna. Muitos estudiosos acreditam que existam cerca de 300 mil espécies de animais no local, mas cerca de 100 mil foram classificadas.
Alguns animais típicos da Austrália são bastante famosos pelo mundo e costumamos vê-los na TV. O que muita gente não sabe é que algumas dessas espécies famosas são encontradas apenas no país.
Neste artigo, você vai descobrir 5 animais raros que são encontrados somente na Austrália. Alguns deles já são famosos e vão te surpreender; outros, talvez, você nunca tenha ouvido falar. Continue a leitura!
Conheça 5 animais que são encontrados apenas na Austrália
1. Diabo-da-tasmânia
O Diabo-da-tasmânia, como o próprio nome já sugere, é um animal que vive na Ilha da Tasmânia, sendo uma das espécies que só são encontradas na Austrália.
No entanto, está sendo ameaçado de extinção. Um dos principais motivos é que sofre com o Cancro Facial do Diabo-da-tasmânia (TFDT), um tipo de câncer que causa feridas na face.
O animal tem cerca de 70 a 100 centímetros de comprimento, cabeça grande e patas traseiras fracas. Eles vivem na natureza e são encontrados, principalmente, em áreas rochosas.
2. Canguru
O segundo animal da nossa lista provavelmente não te surpreendeu! Quando pensamos na Austrália, uma das primeiras coisas que vêm à mente, com certeza, é o canguru, isso porque a espécie se tornou uma das marcas do país.
A estimativa é que o local tenha de 30 a 40 milhões de cangurus e mais de 55 espécies. Por isso, as chances de você ver um canguru quando visitar a Austrália são altíssimas.
Os animais são selvagens e costumam ser vistos nas áreas rurais do país, em locais como os Montes Flinders, Ilha dos Cangurus, Ilha da Tasmânia e muito mais.
3. Dingo
O dingo pode parecer um doce cachorro, que dá até vontade de levar para casa à primeira vista. No entanto, trata-se de um canídeo selvagem. Então não confunda as coisas e não peça para ele te dar a patinha.
A espécie descende do lobo indiano e acredita-se que foi trazida para a Austrália pelos humanos como animal de estimação há cerca de 5.000 anos.
Os dingos vivem como lobos e caçam animais como pássaros, coelhos e roedores para se alimentar. Eles são caracterizados por uma pelagem cor de areia com regiões brancas, exibindo uma longa cauda.
4. Coala
Apesar de terem uma aparência fofa e passarem boa parte do tempo dormindo, os coalas também podem ser perigosos. Então, não se deixe levar e evite chegar muito perto.
A espécie também é bastante conhecida, mas muitas pessoas não sabem que ela é típica da Austrália, onde ficam nos arredores das grandes cidades.
O coala passa a maior parte do dia dormindo, o que varia de 20 a 22 horas. Por isso, provavelmente, você o verá abraçado a um eucalipto e colocando o sono em dia. Isso porque as chances de encontrá-lo acordado são baixas.
5. Ornitorrinco
O ornitorrinco é um animal mamífero que põe ovos e chama a atenção por sua aparência bastante diferente. Ele tem um corpo de toupeira, cauda de castor e bico de pato.
A espécie não é grande, atingindo até sessenta centímetros e pesando de um a dois quilos. Para quem assistia ao desenho Phineas e Ferb (Disney Channel), deve lembrar do personagem Perry, o Ornitorrinco.
Mas não se engane, porque na vida real o animal não é tão simpático assim e os machos têm um ferrão venenoso nas patas traseiras.
No caso dos humanos, ele não é perigoso, mas pode ser doloroso como uma picada de abelha.