Existem alguns alimentos que ‘roubam’ a memória do concurseiro que está se preparando para encarar a maratona de provas de um certame. Além disso, eles costumam ter baixo valor nutricional, são altamente calóricos, podem causar problemas de saúde e até mesmo afetar determinadas funções cerebrais a longo prazo. Por isso, o candidato que precisa memorizar todo o conteúdo exigido pelo edital, deve passar bem longe de determinados alimentos, por mais tentadores que sejam.
Elaboramos essa matéria que selecionou cinco alimentos que ‘roubam’ a memória e que podem até mesmo afetar a cognição do concurseiro, se forem ingeridos em excesso ou por muitos anos seguidos. Continue a leitura até o fim para conhecer quais são eles e evite-os ao máximo, no seu dia a dia. Afinal de contas, dar preferência à comida saudável é sempre uma opção inteligente e sensata. Confira.
Alimentos que ‘roubam’ a memória
1) Carboidratos processados
Arroz branco, pão, macarrão, pizza, biscoitos doces e bolos, se forem consumidos em excesso, podem sabotar a memória do concurseiro, além de causar ganho de peso. Por serem produzidos com farinha branca, esses alimentos apresentam um alto índice glicêmico, o que pode gerar picos de insulina no sangue, já que são digeridos mais rapidamente.
Se você é daqueles que se empanturra todos os dias com carboidratos processados, a sua memória pode estar sendo prejudicada, o que vai acarretar perda de produtividade nos estudos e dificuldade de aprendizado. Ademais, esse tipo de alimento também pode causar problemas no desenvolvimento cognitivo de pessoas mais jovens e até de crianças. Moderação, sempre.
2) Peixes com alta concentração de mercúrio
Outros dos alimentos que ‘roubam’ a memória é esse. O mercúrio é um perigoso agente contaminante e extremamente prejudicial para as funções do nosso cérebro, além de prejudicar a capacidade de reter informações novas. Essa substância fica comumente armazenada no tecido de algumas espécies de peixes e frutos do mar que são oriundos de determinados locais do planeta.
Como consequência, o consumo exagerado e constante pode causar distúrbios irreversíveis em nosso sistema nervoso central, já que a produção de neurotoxinas aumenta bastante. Ademais, peixes contaminados com mercúrio também podem causar desequilíbrios cognitivos, demência e déficit de atenção. Se você não abre mão de comer essa carne, que é bastante saudável, procure descobrir qual é a origem do pescado que está colocando na mesa.
3) Alimentos gordurosos
Pensou nos alimentos que ‘roubam’ a memória? A gordura trans pode prejudicar o nosso cérebro de várias maneiras. Essa nociva substância pode aumentar o risco de doenças como o Alzheimer, dificultar a memorização e até mesmo afetar as habilidades cognitivas. Dessa forma, recomendamos evitar comida muito gordurosa, pois ela pode ser um veneno para a sua mente, concurseiro.
A gordura trans, que causa um monte de problemas de saúde, especialmente os cardíacos, pode ser encontrada em alimentos como salgadinhos, guloseimas em geral, bolos prontos, biscoitos recheados, alguns doces, margarina, sorvetes e alimentos industrializados. Por isso, evite ao máximo todos esses sabotadores de memória, se quiser aumentar as suas chances de aprovação, combinado?
4) Alimentos que ‘roubam’ a memória: Bebidas industrializadas
Se você é daqueles concurseiros que não abrem mão de consumir bebidas industrializadas como refrigerantes e sucos de caixinha, pode ter problemas de memória no futuro. Segundo os especialistas em saúde, pessoas que consomem regularmente essas bebidas nada saudáveis, têm três vezes mais chances de serem acometidas por um derrame (AVC) ou manifestarem sinais de demência mais precocemente.
Além de afetar em cheio as funções cerebrais e a memorização do concurseiro, as bebidas industrializadas também prejudicam o organismo, aumentando o risco de diabetes (já que são ricas em açúcar), doenças cardíacas, problemas renais e obesidade. Dessa forma, não abuse delas, fechado?
5) Pipoca de micro-ondas
O último dos alimentos que ‘roubam’ a memória. A pipoca de micro-ondas, além de ter um alto teor de gordura trans, também possui uma grande concentração de sódio, conservantes, aditivos químicos que conferem sabor, poucos minerais e baixíssimo valor nutricional. Apesar de ser prática e bastante saborosa, ela pode causar um estrago em nosso organismo, concurseiro.
A pipoca de micro-ondas afeta em cheio as funções cerebrais e sabota a nossa memória. Além disso, esse alimento aumenta os níveis do mau colesterol (LDL), afeta o nosso metabolismo, os rins e até outras atividades do corpo. Se você realmente quer passar no concurso público e manter uma boa saúde mental, recomenda-se evitá-la, por mais que seja complicado.
Agora que você está a par dos alimentos que ‘roubam’ a memória, gostaríamos de salientar que esse artigo tem caráter meramente informativo. Para conhecer a dieta ideal para o seu caso ou saber detalhes mais técnicos, recomendamos que você se consulte com um Nutricionista de sua preferência ou um Médico Clínico Geral.