4 truques mentais que fazem qualquer pessoa gostar de você

Estudos científicos mostram maneiras de conquistar o afeto da pessoa a partir de "truques simples". Conheça-os.

Nem sempre demonstramos tudo o que realmente somos durante a primeira conversa com quem estamos flertando, por exemplo. Pelo nervosismo, podemos até mesmo ofuscar o que há de melhor em nossa personalidade. E fica pior quando a pessoa é introvertida.

Até porque ela pode soar indiferente e distante, o que não tem necessariamente a ver. A pessoa, em alguns casos, só não tem aptidão social para manter uma conversa - ou está ansiosa demais para desenvolver qualquer coisa.

Mas você sabia que existem alguns truques simples para que você passe uma boa primeira impressão, segundo estudos científicos? A partir de pesquisa a respeito do comportamento humano, cientistas já atestaram técnicas que são mais interessantes de serem aplicadas.

Em nossa matéria, você confere mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de acessar mais conteúdos disponíveis em nosso site. Temos o intuito de fornecer informação de qualidade para todos. Assim, os concurseiros podem expandir seus conhecimentos e exercitar o cérebro.

Leia também

Temos pautas sobre curiosidades, mas também testes de raciocínio lógico e dicas para estudo. Além do mais, temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos com inúmeras questões de múltipla escolha que já caíram em provas de concursos públicos.

Truques mentais para qualquer um gostar de você

  1. Demonstre afeto e confiança antes de mais nada: em seu livro "Presence" (2016), a psicóloga Amy Cuddy explicou duas etapas básicas que fazem com que as pessoas gostem mais de você. Antes mesmo de falar sobre sua competência e assuntos relacionados ao trabalho, seja caloroso e mostre o quanto você é confiável logo durante as primeiras conversas. Deixe para falar sobre trabalho e afins a partir de um segundo momento;
  2. Faça elogios para as pessoas que participam da conversa: como elas ainda não te conhecem, os adjetivos que você usar durante os elogios serão usados para descrever a sua própria personalidade. Você dará a ideia de ser atencioso, detalhistas e empático. Estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology descobriu que isso ocorre até mesmo quando as pessoas sabia que certas características não descreviam aquele que estava fazendo os elogios;
  3. Seja espontâneo e não tenha medo de errar: estudo psicológico publicado na APA PsycNet fez um experimento com estudantes em sala de aula. Os pesquisadores gravaram o áudio durante uma prova oral e reproduziram para os participantes do teste. Em seguida, perguntaram quais eram os alunos favoritos que conseguiam escutar na gravação. Os prediletos foram aqueles que simplesmente derrubaram café sem querer durante a prova, mas que se saíram bem na avaliação. Ou seja, o erro e a espontaneidade funcionam muito bem quando as pessoas já sabem que você é competente de certa maneira;
  4. Sorria mais, deixe que as pessoas vejam o que você está sentindo: estudo feito na Universidade de Wyoming usou as respostas de 100 mulheres universitárias depois que elas analisaram fotos de outras pessoas em poses diferentes. As posições que mais atraíram afeto foram aquelas em que os indivíduos estavam sorrindo, independentemente de outros trejeitos identificados. Legal, né?