4 truques mentais para perder a insegurança de vez

Definir prioridades é essencial para que você não se perca em demandas e expectativas dos outros. Confira mais dicas.

A insegurança tende a perpassar diversos segmentos de nossa vida e, caso não tenhamos autoconhecimento o suficiente, nós podemos deixar que o sentimento nos domine a ponto de "travarmos" em vários contextos, a exemplo dos estudos para concursos públicos.

continua depois da publicidade

Mas existem alguns truques que ajudam a minimizar os níveis de insegurança, sendo que você pode aplicá-los no dia a dia. E isso vale tanto para relacionamentos quanto para objetivos de vida. Tomar as rédeas do próprio destino depende de muita inteligência emocional.

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir mais conteúdos, como dicas de estudo, técnicas de aprendizagem, truques gramaticais para nunca mais errar o uso correto de palavras e muito mais. Inclusive, também temos uma seção de simulados gratuitos.

Você pode testar os seus conhecimentos a partir de milhares de questões que já caíram em provas de concursos públicos. Disponibilizamos o gabarito oficial e você pode responder aos enunciados diretamente do seu celular - e sem pagar nada por isso.

continua depois da publicidade
Leia também

Truques para vencer a insegurança

1. Conheça a ti mesmo antes de conhecer os outros

Autoconhecimento é algo que você adquire com o passar do tempo. Para isso, você precisa aplicar o processo de autorreflexão em diversos âmbitos da sua vida. Veja, por exemplo, como você reage aos problemas que aparecem de maneira imprevisível.

Também observe como funciona a sua dinâmica para resolver os problemas em meio a pressões externas. A partir deste tipo de conhecimentos, você encontrará ferramentas mentais para garantir outros tipos de comportamentos que sejam mais efetivos.

2. Nem tudo deve ser levado em consideração

Definir prioridades é essencial para que você não se perca em demandas e expectativas dos outros. Imponha limites a partir do que você realmente acha importante se dedicar naquele momento, não se cobrando por não ter conseguido fazer tudo ao mesmo tempo.

continua depois da publicidade

Está na hora de organizar as suas prioridades em ordem de relevância, no sentido de ter mais compaixão consigo mesmo quando você não tiver condições de solucionar tudo. Ao se dedicar para o que realmente importa, as demais tarefas inabadas não te farão se sentir inseguro.

3. Críticas são tão importantes quanto elogios

Quando levamos somente as críticas em consideração, o clima vai ficando cada vez mais pesado e duro. Já reparou? É claro que devemos aprender com os erros e acatar críticas que realmente fazem sentido para o nosso contexto.

Só que os elogios também podem nos impulsionar em busca de evoluções pessoais. Assim, conseguimos compreender no que vale a pena manter os esforços e continuar fazendo com o passar do tempo.

continua depois da publicidade

4. Otimismo nem sempre é ilusório

Construir condições para ter uma atitude positiva em relação às adversidades te fará encontrar possibilidades para resolver os problemas. O otimismo pode ser tóxico a depender do contexto, mas isso não é o caso quando a situação necessita de inspiração e fôlego para mudar.

Leia também

Concursos em sua
cidade