As pessoas que geram desgaste e cansaço constantes na convivência, também chamados de “vampiros energéticos”, podem passar despercebidos. Existem quatro sinais que revelam que alguém próximo está sugando suas energias.
No geral, são atitudes frequentes de amigos, colegas e até familiares que parecem drenar toda a disposição. Assim, você se vê no final do dia exausto e até com sintomas físicos de esgotamento. Entenda mais a seguir.
Quais são os sinais de que alguém próximo está sugando as suas energias?
1. Você não aguenta mais alguns assuntos
É só tocar em um determinado tópico que você fica automaticamente irritado ou impaciente. Isso porque esse tema foi repetido até a exaustão e não há a mínima disposição de escutá-lo novamente.
Sejam reclamações constantes sobre o trabalho, problemas intermináveis no relacionamento ou até críticas excessivas a outra pessoa, esse é um sinal de que algo está errado. Antes de chegar nesse ponto, tome medidas.
Observe se as conversas estão girando sempre ao redor dos mesmos assuntos e corte antes que seja tarde demais. É válido considerar se o diálogo nunca sai disso, porque aí o problema está na pessoa.
2. Você se sente culpado com frequência
Os vampiros energéticos são profissionais em manipular emocionalmente as pessoas ao redor. Com isso, conseguem toda a atenção e prioridade que desejam para se aproveitar da boa vibração alheia.
Aliás, é comum explorarem o seu sentimento de culpa, preocupação ou empatia para despejarem toneladas de problemas. E se você se recusar a ouvir ou cortar o assunto é ainda pior, porque há toda uma chantagem emocional.
Mais que isso, a pessoa começa a te colocar em uma posição muito delicada de ser responsável pelo equilíbrio dela. Frases como “sem você eu não consigo” ou “você vai mesmo me deixar na mão” se tornam comuns.
3. Você se sente mal com si mesmo
Para se darem bem, as pessoas que estão sugando a sua energia não se importam de te rebaixar em toda a oportunidade. Seja por inveja, mesquinharia ou futilidade, o mais importante é que elas saíam por cima.
Aliás, fazem isso mesmo que precisem te atropelar emocionalmente no processo. Uma das principais estratégias utilizadas nesse processo é a culpabilização e a chantagem afetiva.
Ao invés de ouvirem suas reclamações e problemas, preferem diminuir a sua dor. Em alguns momentos, até criam uma competição de quem está sofrendo mais.
Tudo isso para ser o centro das atenções, criando um sentimento de mal-estar desnecessário. Aos poucos, até você começa a duvidar de si mesma, porque a sua autoconfiança vai se esvaindo dentro dessa convivência.
4. Você se sente cansado ao pensar na pessoa
Só de pensar que precisa conversar com a pessoa ou conviver com ela, um cansaço físico te abate violentamente. Se for um colega de trabalho, por exemplo, a simples ideia de uma reunião se torna pesarosa e cansativa.
Ainda que as desavenças e discordâncias façam parte da convivência, tome cuidado com os sentimentos associados a cada um. Caso a relação te traga sensações de cansaço, exaustão, preguiça ou irritação, isso é um sinal vermelho.
Pessoas que sugam a sua energia criam um desgaste enorme que afeta até os momentos mais simples. Até pedir uma informação ou ter uma troca rápida parece o fim do mundo, porque aquela relação já não se sustenta mais.