4 piores coisas que você pode dizer aos seus pais

Devido ao vínculo afetivo, algumas frases ditas pelas filhos tendem a ser mais fortes e decepcionantes do que ações/atitudes diretas. Saiba mais na matéria.

Existem inúmeras composições de famílias no Brasil e no mundo. Nem sempre as de sangue são que as realmente fazem diferença em nossa vida. Algumas, que foram criadas com afeto e constância, também podem ser consideradas como estruturas válidas e, de fato, valiosas.

continua depois da publicidade

Mas, sem entrar muito nesse mérito, os pais passam grande parte de seu tempo se dedicando para o bem-estar e desenvolvimento dos filhos. Devido ao vínculo afetivo, algumas frases ditas pelas suas “crias” tendem a ser mais fortes e decepcionantes do que ações/atitudes diretas.

Quer saber quais são elas? Consultamos, internamente, algumas mães e pais para entender a opinião deles a respeito do assunto, tendo em vista experiências particulares e momentos que foram marcantes durante suas respectivas trajetórias. Você confere os detalhes a seguir.

Leia também

Mas não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos em nosso site, com o objetivo de te deixar constantemente atualizado. Temos de tudo um pouco, como dicas de estudo, curiosidades gerais, estudos científicos, notícias de concursos abertos e muito mais.

continua depois da publicidade

Piores coisas a se dizer para os seus pais

 1. “Não pedi a sua ajuda”

Os pais e mães se enxergam como entidades protetoras e, sem querer, acabam fornecendo ajuda até mesmo quando não necessidade. Tudo isso pelo fato de o instinto de cuidado ser mais forte do que a razão, dependendo de cada contexto. E aí vem a frase que causa angústia.

“Não pedi a sua ajuda” é como dizer que eles não são necessários na vida de seus filhos. Mesmo que a frase não seja proferida com intenções ruins, ela pode soar como um ataque à habilidade de criação ou algo nesse sentido. Por isso, é importante evitar expressões como essa.

2. “Você não sabe de nada”

Envolve a mesma lógica que explicamos no tópico anterior. Mesmo que alguns pais não estejam atualizados sobre assuntos da contemporaneidade, isso não quer dizer que eles não tenham um conhecimento prévio e profundo sobre experiências de vida.

continua depois da publicidade

Eles têm muito a ensinar e, com a frase “Você não sabe de nada”, os pais tendem a se sentir rejeitados ou mesmo negligenciados. É importante repensarmos a forma que nos comunicamos com quem a gente ama para evitar ressentimento ou corações partidos.

3. “Para de me passar vergonha”

Essa frase definitivamente mexe com os seus pais e você deve evitar para que não haja desconforto na relação de vocês. Mesmo que os filhos se sintam constrangidos com alguma coisa, existem várias formas de abordar o assunto com os pais a partir de uma comunicação mais leve.

Manter a leveza dentro do ambiente familiar é extremamente importante, sendo que o senso de empatia deve ser compartilhado entre pais e filhos. Não se esqueça disso e saiba que, no final das contas, as palavras machucam bastante se não forem pensadas com carinho.

continua depois da publicidade

4. “E eu com isso?”

Outra frase clássica que alguns filhos podem dizer durante discussões acaloradas. E isso pode ser ruim para a relação, pois dá a entender que a reclamação vinda dos pais não merece nem ser considerada durante a conversa. Sabemos que isso pode machucar bastante no momento.

Lembre-se que a comunicação não violenta deve ser praticada em todos os aspectos de sua vida, não somente no trabalho ou escola. É uma forma manter uma boa convivência, ainda mais com pessoas que a gente ama e quer o bem. Vale a pena reforçar isso, no final das contas.

Leia também

Concursos em sua
cidade