O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais incríveis que qualquer um pode ter em casa. Perfeito para uso na cozinha e até mesmo na limpeza da casa, esse sal é composto por sódio, bicarbonato e possui as mais variadas utilidades.
Por conta de seu pH alcalino, ele é capaz de neutralizar uma série de substâncias ácidas, e é daí que boa parte de suas aplicações se origina.
Embora seja um ótimo aliado no dia a dia, até mesmo esse ingrediente tem suas limitações. Assim, existem alguns lugares onde o bicarbonato de sódio jamais deve ser utilizado.
Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo algumas situações em que você deve deixar esse produto de lado e procurar outras substituições.
Onde não usar o bicarbonato de sódio: 4 opções para passar bem longe

O bicarbonato de sódio é alcalino e abrasivo, podendo não ser ideal para a limpeza de certos materiais. Foto: Reprodução / Pexels
1. Alumínio
O bicarbonato de sódio é uma ótima opção quando se trata de limpeza em geral. Ele também é indicado para a higienização de panelas, mas jamais para as de alumínio.
O motivo é que o ingrediente reage com o alumínio, causando desbotamento e manchas no material devido à oxidação. Você pode até conseguir salvar suas panelas se aplicá-lo e enxaguá-lo rapidamente, mas o melhor continua sendo mantê-lo longe desse material.
2. Vidro
Quem nunca ouviu que vinagre e bicarbonato de sódio eram uma ótima mistura para limpar vidros engordurados? A receita certamente resolveria o problema da sujeira — mas também poderia danificar o vidro.
O poder de limpeza do bicarbonato reside no fato de ser alcalino e ter capacidade abrasiva. Isso permite que ele elimine manchas antigas, dissolva gordura e neutralize resíduos ácidos.
Essa qualidade abrasiva, no entanto, pode danificar a superfície mais frágil dos vidros. Assim, esfregá-lo de forma agressiva ou repetida cria ranhuras minúsculas que, mesmo que sejam difíceis de perceber a princípio, podem deixar o vidro fosco ao longo do tempo e reduzir sua claridade.
3. Madeira
Novamente, por ser muito abrasivo, o bicarbonato de sódio não é o melhor ingrediente para limpar superfícies de madeira. Suas propriedades podem danificar o material e estragar seu acabamento.
Em soalhos de madeira, por exemplo, o bicarbonato pode ser especialmente destrutivo.
Por ser muito ácido, o bicarbonato reage com a madeira e causa sua descoloração.
É por isso que o ingrediente é ideal para envelhecer o material: caso queira dar um aspecto envelhecido a uma madeira nova, basta aplicar uma pastinha do produto com água, deixar secar ao sol e esfregar com um pano.
Essa receita já foi até mesmo comprovada por estudos. Pesquisadores da Universidade de Michigan realizaram um teste com bicarbonato de sódio e quatro tipos de madeira, simulando sua erosão.
O bicarbonato conseguiu dissolver os taninos da madeira, dando a ela um visual desbotado e desgastado, semelhante ao de um tronco velho. Logo, caso essa não seja sua intenção, evite misturar os dois.
4. Mármore
Esse ingrediente milagroso certamente é capaz de remover manchas do mármore, mas seu uso prolongado pode causar vários danos à camada protetora da pedra. Assim, você estará arriscando ranhuras no acabamento.
Ao contrário de outros tipos de produtos de limpeza, o bicarbonato de sódio não é capaz de polir nem proteger uma superfície de mármore, que requer produtos específicos para esse material.
De acordo com um artigo da Royal Stone Care, para o mármore, o bicarbonato é um agente de limpeza de curto prazo. Se decidir utilizá-lo, seja sempre cuidadoso e certifique-se de que o produto tenha contato limitado com a pedra.
Quanto aos produtos ideais para limpá-la, basta procurar aqueles com pH neutro. Também é válido fazer um teste: aplique o bicarbonato em um cantinho do mármore para verificar se ele poderá ou não ser utilizado no restante da superfície.