Ah, o amor… tão complexo e simples ao mesmo tempo, não é? E, dependendo de cada contexto, é um jogo sem vitoriosos. Às vezes, a pessoa se apaixona por alguém que não está tão interessado assim, fazendo com que expectativas sejam criadas de maneira desnecessárias.
Por isso, é importante ficar atento a sinais que mostram a falta de reciprocidade, no sentido de não cair numa realidade onde você mais se machucará do que se sentirá completo e realizado. Uma coisa que eu gosto sempre de reforçar em matérias assim: priorize a comunicação.
Apesar de alguns indícios que tendem a revelar sentimentos ocultos, nós somente saberemos o que a pessoa realmente quer quando perguntamos a respeito. Não é desespero e nem precipitação. É melhor tirar a limpo antes de se envolver emocionalmente – pense em você.
Aproveite que está aqui conosco e não deixe de conferir, também, outros conteúdos relacionados que já publicamos. O amor exige um olhar mais detalhado e se debruça em diversos meandros. Além disso, leia também nossas dicas de estudo e notícias de concursos abertos no país.
Sinais de que o amor pode não estar sendo correspondido
1. A pessoa fica alheia ao que você fala
Se o seu interesse amoroso não presta atenção no que você fala e costuma divagar com frequência, é sinal de que, talvez, ele não esteja presente de verdade. A pessoa pode estar em outro universo espiritual, digamos assim, pensando em coisas que fogem do seu contexto.
Ou seja, é um indício de que a atração não é tão forte a ponto de fazer com que ele te escute com o cuidado que você merece. Nesse caso, o melhor a ser feito é perguntar o que está acontecendo, se está rolando algum contratempo que justifique a distância durante o diálogo.
Fique atento para perceber se o comportamento se repete nas próximas vezes. E lembre-se de aceitar o amor que você realmente merece.
2. A pessoa não toma iniciativa – você sempre é responsável por tudo
Você que precisa puxar conversa com a pessoa para que a relação continue mantida? Hm, não é um bom sinal, digamos assim. É necessário que tenham contrapartidas, porque uma relação é feita por pelo menos dois indivíduos que se gostam e querem cultivar momentos únicos.
Se você está fazendo todo o trabalho pesado para manter o relacionamento, exponha o que sente e, se nada mudar, vá em outra direção. Percorra o seu próprio caminho e se prepare para experiências que realmente façam diferença para você, mesmo sendo com outro alguém.
3. A pessoa desconversa ou troca de assunto quando você fala sobre sentimentos
Está aí outro sinal que indica a falta de reciprocidade. Se a pessoa sempre desconversa ou troca de assunto quando você começa a falar sobre sentimentos, o que pode estar ocasionando isso, afinal de contas? Ela quer levar as coisas com mais calma ou prefere manter a casualidade?
Esses questionamentos somente podem ser resolvidos com uma conversa franca e transparente para que vocês fiquem na mesma tecla. Esperar compromisso de alguém que deseja apenas momentos pontuais é perder o seu tempo, que é precioso demais para isso.
4. A pessoa sempre desmarca compromissos com você
Quando estamos realmente interessados em alguém, queremos ter novas experiências, marcar encontros, sorrir ao lado da pessoa e assim por diante. É normal desmarcar um compromisso ou outro, mas permanecer tomando essa atitude com certa frequência não é interessante.
Ou seja, a pessoa pode estar priorizando outras situações que não te envolvam, necessariamente. Se ela não tem interesse em te encontrar, não seria legal nem marcar nada, sabe? Por isso, pergunte a ela o que está acontecendo e veja o que faz sentido ou não para a sua vida.