Um escorredor nada mais é que um recipiente de silicone ou metal com orifícios de drenagem que chefs e cozinheiros domésticos usam para coar líquidos de sólidos, podendo ser para enxaguar vegetais ou escorrer macarrão ou carne moída.
O nível de filtração pode variar de acordo com o tamanho dos orifícios, ou seja, depende se o escorredor possui grandes ou pequenos “buraquinhos”. Além disso, os escorredores são normalmente tão grandes quanto uma tigela de cozinha para acomodar porções de produtos, massas ou carne.
Muitos escorredores resistentes têm alças em ambos os lados da tigela e uma base para permitir que fiquem em pé sozinhos e sirvam como um espaço de armazenamento para produtos lavados. Existem também modelos de escorredor dobrável para facilitar o armazenamento.
Qual é a origem do escorredor?
A origem do escorredor remonta à Grécia antiga, quando as pessoas começaram a usar potes de barro e ânforas para conter e transportar água. Por volta do século XVI, os cozinheiros na Itália começaram a usar escorredores feitos de chapa de metal (geralmente de bronze) para escorrer a massa e enxaguar produtos como vegetais e ervas.
Durante esse período, a cultura de comer macarrão estava se espalhando pela Europa e os escorredores foram fundamentais para ajudar a fazer isso acontecer.
Já no século XX, muitos fabricantes começaram a produzir milhares de escorredores feitos de aço e alumínio. Além da praticidade e durabilidade, esses utensílios também se tornaram fáceis de limpar.
O desenvolvimento mais recente em escorredores é o aço inoxidável, que se tornou extremamente popular devido à sua capacidade de resistir à ferrugem e manchas. Portanto, os escorredores ainda são usados hoje para escorrer, além de massas, legumes escaldados, feijões ou batatas.
Depois de saber o que é um escorredor e a sua origem, veja abaixo diferentes usos que você pode dar a este utensílio.
Maneiras criativas de usar o escorredor de macarrão
1. Brinquedo de criança
Dê o escorredor para as crianças brincarem, como um passatempo divertido. Coloque o objeto de cabeça para baixo, em seguida, dê a elas alguns canudos ou palitos e diga-lhes para ver com que rapidez elas podem colocá-los nos orifícios do utensílio.
2. Vaso de jardim
Os escorredores são recipientes grandes e profundos, o que os torna perfeitos para o plantio. Basta compactar bem a terra e ela não vazará pelos orifícios. Além disso, lembre-se de colocá-los em algum lugar seguro quando regar, evitando assim lama e sujeira pela casa.
Em suma, esses utensílios são ideais para cultivar alfaces, ervas e outras plantas comestíveis e podem ser colocados no balcão da cozinha ou pendurados no jardim.
3. Luminária
Com um pouco de criatividade, você pode criar um efeito fantástico usando um escorredor como luminária pendente. Além do visual legal, a luz que brilha pelos buracos projeta sombras muito bonitas e que deixam o ambiente ainda mais aconchegante.
4. Balde de gelo
Por fim, troque seu balde de gelo por um escorredor bonito e uma tigela de vidro. À medida que o gelo derrete, a água vai escorrendo, evitando que o resto dos cubos de gelo derreta muito rápido.