Ano novo está chegando e, com ele, a promessa de tempos melhores e mais leves. Sabemos que muitas coisas independem das nossas vontades, mas existem atitudes que podemos tomar antes do Réveillon para que comecemos 2024 com o pé direito e da maneira certa.
As dicas que listaremos aqui estão relacionadas com todas as pessoas que querem fazer diferente a partir do ano que vem, sem se escorar apenas em promessas vazias. Mas vamos focar especificamente nos concurseiros de plantão, que devem ter um 2024 bastante movimentado.
Aproveite a visita em nosso site e explore outros conteúdos que já publicamos por aqui, como dicas de estudo, regras de gramáticas, descobertas científicas, curiosidades, notícias de concursos abertos e muito mais. Fique constantemente atualizado conosco.
Atitudes que devem ser colocadas em prática antes do final do ano
1. Saiba a hora de se despedir
Ao longo de 2023, passamos por inúmeros desafios e estamos aqui para contar história, apesar de adversidades que ainda figuram em nosso consciência. Tudo isso fica mais leve quando estamos próximos de pessoas que realmente se importam e fazem a diferença.
Do que adianta insistir numa amizade ou relacionamento amoroso que não transmite nenhuma energia positiva? Estamos mantendo as relações apenas por costume? Antes do final do ano, precisamos entender o que deve ficar em 2023 e o que merece ser levado adiante.
2. Não deixe para janeiro o que você pode fazer hoje
Teve uma ideia incrível e pretende colocá-la em prática somente no início do ano? Mas por quê? E se você perder a motivação que encontrou hoje? Não deixe que sua criatividade se restrinja à superstição de novos ciclos. Estamos passando para 2024, mas a vida continua.
Elabore o cronograma de estudos com antecedência e estude aquilo que você mais gosta o quanto antes, caso se sinta confortável para isso. Coloque sua ideia no papel e não deixe que ela se escape com as suas memórias. Transforme em realidade aquilo que te deixa empolgado.
3. O planejamento financeiro começa antes de janeiro
Devemos aprender com erros para sermos melhores, como diria Kratos nos novos jogos para o PlayStation 5. Caso não pensemos em nossos gastos, eles podem passar despercebidos e, assim, não conseguiremos lidar com as finanças a ponto de gerar economia a longo prazo.
Já elabore uma meta e planeje-a para ser aplicada ao longo dos próximos meses. Estabeleça um “caixa” a ser usado mensalmente e outro que deve ser resguardado durante todo o ano. E se for o caso, junte suas economias para uma grande viagem em 2024 – vai valer a pena, juro.
4. Reconheça suas limitações e erros
Ainda não conseguiu passar no seu concurso dos sonhos? Saiba que vários editais estão previstos para o ano que vem e sempre haverá uma oportunidade para fazer diferente. O ideal, antes do final do ano, é de reconhecer os seus erros para que não se repitam em 2024.
O que travou? Quais hábitos você precisa começar a adotar o quanto antes? Quais limitações precisam ser trabalhadas ao longo das próximas semanas? Tenha tudo isso em mente e leve a reflexão para a prática. Pensar é ótimo, mas agir com base no que você pensou é ainda melhor.