Você sabia que existem aparelhos e eletrodomésticos que, mesmo desligados, podem continuar consumindo energia elétrica de sua casa? Isso ocorre porque, caso não sejam desplugados da tomada, eles ficam em modo stand-by. Ou seja, gastam a sua eletricidade de toda forma.
O modo stand-by é uma característica presente em dispositivos eletrônicos modernos e projetado para oferecer conveniência. Ele permite uma inicialização rápida e economia aparente de energia. Mas, caso os aparelhos não estejam em uso, o melhor é retirá-los da tomada.
Até porque, apesar de não exigirem grandes níveis de energia elétrica, eles continuam consumindo de maneira silenciosa e sutil. Então, se a sua ideia é de realmente economizar nas faturas de luz, confira alguns dos aparelhos que podem ser os “vilões” do seu orçamento mensal.
Aproveite a visita e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos por aqui. Temos uma série de dicas e truques que facilitam o dia a dia, além de temas voltados aos concurseiros, como regras de gramática, simulados gratuitos e notícias de concursos abertos.
Aparelhos que consomem energia mesmo quando estão desligados
1. Carregadores de notebooks e celulares
Carregadores de dispositivos, como smartphones, tablets e laptops, geralmente são deixados plugados à tomada mesmo quando não estão em uso. Muitos deles continuam a consumir energia quando estão conectados, mesmo que nenhum dispositivo esteja sendo carregado.
Os níveis de gastos variam de modelo para modelo, mas, em certa medida, todos ficam em modo stand-by de consumo. Sendo assim, o ideal é evitar esse vício de comportamento, usando os carregadores somente quando eles forem necessários para elevar a carga dos aparelhos.
2. Televisores, como Smart TVs
As Smart TVs tornaram-se uma presença comum em lares ao redor do mundo, proporcionando acesso fácil a uma infinidade de aplicativos e serviços de streaming. No entanto, mesmo quando desligadas com o controle remoto, muitas delas permanecem em um estado de espera.
Assim, fica mais fácil para ativar os comandos quando o aparelho for religado. Caso você tenha desligado pois sabe que vai usá-lo daqui a alguns minutos, tudo bem. Mas, em contrapartida, não deixe o televisor na tomada se você realmente não for usá-lo mais naquele momento.
3. Micro-ondas
O mesmo vale para micro-ondas e demais aparelhos que usamos na cozinha, como cafeteiras. Desconectá-los da energia quando não estiverem em uso pode ajudar a minimizar o desperdício de energia. O consumo em modo stand-by varia de um modelo para outro.
Mas, ao que tudo indica, um micro-ondas pode consumir, em média, de 1 a 5 watts por hora quando está plugado na tomada sem ser realmente utilizado. Isso pode não parecer muito, mas, ao longo do tempo, a prática tende a efetar o valor de sua fatura da conta de luz.
4. Consoles de videogames
Receptores de áudio/vídeo, consoles de jogos e outros aparelhos de entretenimento também podem ser considerados como “inimigos” de sua conta de energia. Quando estão em modo de espera, geralmente gastam cerca de 10 a 15 watts por hora, para você ter uma ideia.
Isso quer dizer que, se um console de videogame ficar constantemente plugado à tomada ao longo do mês, ele, por si só, representará pelo menos R$ 5,00 a mais na sua fatura da conta de luz. Parece pouco, mas sabemos que de grão em grão a galinha enche o papo, não é?