30 sobrenomes de origem italiana comuns no Brasil

A história por trás dos sobrenomes italianos é fascinante e revela como a sociedade evoluiu ao longo dos séculos. Confira 30 deles que são mais comuns em nosso país.

Os sobrenomes de origem italiana surgiram de uma necessidade crucial: a organização social. Remontando ao período pré-romano, os indivíduos já possuíam um segundo nome que indicava sua filiação. Os registros históricos indicam que os povos etruscos, por exemplo, identificavam os membros de suas tribos através do nome do pai.

continua depois da publicidade

Com a formação de Roma e a integração de diversos grupos, tornou-se imprescindível distinguir indivíduos em meio a nomes semelhantes ou idênticos. Inicialmente, o critério utilizado era a afiliação a um determinado povo.

Entretanto, durante o período cristão, muitos adotaram apenas um nome, em referência aos apóstolos de Jesus. Para evitar confusões, passou-se a acrescentar ao nome da pessoa a uma referência paterna, por exemplo, “Pietro, filho de Mateo”.

Leia também

Origem dos sobrenomes italianos atuais

Após o declínio do Império Romano Ocidental e as invasões bárbaras, os sobrenomes perderam destaque e foram suprimidos. Foi somente na Idade Média, com uma nova reorganização social, que eles voltaram a ser adotados.

continua depois da publicidade

Eles passaram a ser transmitidos do pai para os filhos, perpetuando-se através das gerações. Notavelmente, na Itália, as mulheres não costumavam adotar o segundo nome do marido após o casamento, uma tradição que persiste até hoje. No entanto, seus sobrenomes eram raramente repassados a prole.

Assim, enquanto alguns ainda carregam as raízes dos sobrenomes patriarcais, outros podem referir-se a locais de origem, profissões ou características físicas. Há também aqueles baseados animais, plantas e elementos naturais, refletindo a rica diversidade da cultura italiana.

30 sobrenomes de origem italiana mais comuns no Brasil

No Brasil, centenas de famílias italianas se estabeleceram nos séculos XIX e XX, criando raízes duradouras e legados. Essa imigração foi motivada pela visão de oportunidades na América do Sul, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país.

continua depois da publicidade

Desse modo, cerca de 30 milhões de brasileiros carregam sobrenomes italianos, o que também pode lhes garantir direito a cidadania italiana. Entre os mais comuns, podemos encontrar:

  1. Rossi;
  2. Russo;
  3. Ferrari;
  4. Esposito;
  5. Bianchi;
  6. Romano;
  7. Colombo;
  8. Ricci;
  9. Marino;
  10. Greco;
  11. Bruno;
  12. Gallo;
  13. Conti;
  14. De Luca;
  15. Mancini;
  16. Costa;
  17. Giordano;
  18. Rizzo;
  19. Lombardi;
  20. Moretti;
  21. Barbieri;
  22. Fontana;
  23. Santoro;
  24. Mariani;
  25. Rinaldi;
  26. Caruso;
  27. Ferrara;
  28. Galli;
  29. Martini;
  30. Leone.
Leia também

Concursos em sua
cidade