Nomes de origem estrangeira sempre fizeram parte do cotidiano dos brasileiros. São várias possibilidades, vindas de diversas partes do mundo. Nesse sentido, as opções de nomes de origem judaica também são muito comuns no Brasil, e acabam dando nomes a vários recém-nascidos.
Os nomes judaicos têm origem na língua hebraica e geralmente são retirados de inspirações em livros sagrados do judaísmo, como o Torá ou o Talmud. Em países cristãos e islâmicos, os nomes judeus acabam sendo adaptados.
Dessa forma, os nomes de origem judaica mais comuns no Brasil são aqueles que surgiram da própria língua hebraica, como salientado anteriormente, em especial os de origem bíblica. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 30 nomes de origem judaica que são muito comuns no Brasil.
30 nomes de origem judaica muito comuns no Brasil
Os nomes judaicos têm origem no idioma hebraico, que surgiu entre 1.500 a.C e 2.000 a.C. Os nomes bíblicos dessa origem influenciaram bastante os brasileiros, que nomearam seus filhos com personagens bíblicos e históricos.
Confira a seguir 30 nomes de origem judaica para homens e mulheres que são muito comuns no Brasil:
15 nomes de origem judaica femininos
Dentre os nomes de origem judaica para meninas, merecem destaque os próximos 15 a seguir:
1 – Ana
O primeiro nome da lista é um nome feminino muito usado no Brasil, talvez até o segundo mais popular entre as mulheres. Nome bíblico, Ana é a mãe do profeta Samuel, e é uma das mulheres mais famosas da Bíblia.
O nome significa “graciosa” ou “cheia de graça”.
2 – Sara
Sara tem origem no hebraico Sarah. Na Bíblia, ela é conhecida por sua beleza e por ser esposa de Abraão e mãe de Isaque, outras figuras importantes para o livro sagrado. Este nome tem o significado de “princesa”.
3 – Eva
O nome Eva tem origem no hebraico “Hawwá”,” Havah” e quer dizer “ela viveu” ou “a que vive” ou “cheia de vida”, dentre outros fortes significados. Na Bíblia, Eva foi a mulher de Adão e foi a primeira pessoa a comer a maçã, o fruto proibido.
4 – Rebeca
Rebeca significa “união”, “ligação”, “aquela que une” e outros significados nesse sentido de ligar o todo. No livro sagrado, Rebeca é a esposa de Isaque, a escolhida por Deus – mãe de Jacó e Esaú.
5 – Raquel
Raquel na Bíblia era conhecida por ser uma mulher com grande beleza. Era a esposa de Jacó e mãe de José e Benjamin. O significado do seu nome é o de “mulher mansa”, “a pacífica” ou “ovelha”.
6 – Ester
O nome tem origem no hebraico Esther e significa “estrela”.
7 – Judite
Citada no Novo Testamento, Judite é uma das esposas de Esaú. Seu nome significa “mulher da Judeia” ou “judia”.
8 – Débora
Débora era uma sábia profetisa da Bíblia, famosa por liderar seu povo na guerra contra o rei de Canaã. Nesse sentido, seu nome significa “mulher trabalhadora” e “esforçada”.
9 – Rute
Rute é conhecida por sua dedicação a Deus durante praticamente toda sua vida. Essa mulher foi esposa do Rei Davi e seu nome tem o significado de “amiga” ou “companheira”.
10 – Elizabeth
Esse nome hebraico significa “juramento de Deus” ou “Deus é um juramento”. A forma original é Elisheva e Elizabeth foi a tradução ocidental para este nome presente no livro sagrado, o Torá.
11 – Gabriela
Esse nome hebraico é a variação feminina de Gabriel e quer dizer “Deus é minha força”.
12 – Jessica
Jéssica é um nome de origem hebraica que significa “graça de Deus” ou até mesmo o significado de riqueza.
13 – Leila
Leila tem origem no hebraico e no árabe e significa “beleza oriental escura”. Para os persas, o nome Leilah tinha o significado “de cabelos escuros”.
14 – Samara
Este nome tem o significado de “a que guarda”, “a que vigia”, além de “protegida por Deus”. Em aramaico, esse nome significa “aquela que ouve”.
15 – Tamara
O nome tem origem no hebraico e significa “palmeira” ou “tempero”.
15 nomes de origem judaica masculinos
Dentre os nomes de origem judaica para meninos, merecem destaque os próximos 15 a seguir:
1 – Davi
Davi foi o rei mais famoso de Israel e governou por 7 anos Judá e por 37 anos Israel. Nesse sentido, Davi tem surgimento no hebraico Dawid e significa “o amado”, “querido” e “predileto”.
2 – Abel
O nome bíblico para o filho de Adão e Eva. Abel, no entanto, foi morto pelo próprio irmão.
3 – Joaquim
Joaquim foi rei de Judá por somente 3 meses e seu nome tem origem no hebraico “Jehoiachim”. O nome significa “Jeová estabeleceu” ou também “Deus estabeleceu”.
4 – Daniel
Um dos nomes mais populares da Bíblia, Daniel foi um profeta de Deus. A origem do hebraico “daniyyel” tem o significado de “o Senhor é meu juiz”.
5 – Israel
Israel é neto de Abraão, que foi batizado pelos pais como Jacó e que posteriormente ganhou o nome de Israel, ou “homem que luta com Deus”.
6 – Josias
Josias era o décimo sétimo rei de Judá. Seu nome tem o significado de “o Senhor que traz a salvação”.
7 – Benjamim
Um nome bastante popular no Brasil, Benjamim é o nome do filho mais novo de Jacó e Raquel.
8 – Eliézer
Esse nome significa “Deus é socorro”.
9 – José
Este é um nome bastante conhecido no Brasil e em todo mundo (com as suas variações). Presente na Bíblia, esse nome significa “aquele que acrescenta”.
10 – Esdras
Esdras tem origem no hebraico Ezra e significa “socorro” e “auxílio”.
11 – Gabriel
Este nome significa “Deus é minha força” e é o anjo avistado por Daniel, quando ele teve uma visão.
12 – Isaac
Isaac tem origem no hebraico e foi o segundo dos três Patriarcas. Esse nome tem sua origem em outro livro sagrado, o Talmud.
13 – Itamar
Esse nome tem o significado de “ilha de palmeira” e traz consigo a conotação de “retida” ou “graça”.
14 – Jeremias
Jeremias aparece também no Talmud e era um profeta que morava perto de Jerusalém. O nome significa “Deus afrouxará os vínculos”.
15 – Michael
Michael é um nome que em hebraico significa “que é como Deus” e aparece no Torá. Sua forma abreviada é Micah, que também aparece no livro sagrado.