Diante do extenso conteúdo programático previsto para uma prova, exame ou concurso público, os candidatos podem enfrentar ansiedade e estresse enquanto tentam se preparar. No entanto, existem 3 truques para aprender mais em menos tempo que podem auxiliar nesse processo e garantir bons resultados durante os estudos.
Acima de tudo, são técnicas de aprendizagem dinâmica e acelerada reconhecidas cientificamente e comprovadamente eficazes, com base em pesquisas e estudos. Sendo assim, podem fazer toda a diferença no seu cronograma de estudos, potencializando os esforços e aproximando os candidatos do resultado esperado. Saiba mais informações a seguir e aprenda mais rápido.
3 técnicas para aprender mais rápido
1. Utilize a aprendizagem contextual
Basicamente, a aprendizagem contextual é uma maneira de revisar os conteúdos por meio de uma técnica multidisciplinar, onde o estudante cria conexão entre os temas para facilitar a aprendizagem. Ademais, é uma forma de otimizar a memorização, pois em vez de ver os conteúdos de maneira separada, passa-se a enxergar as disciplinas com mais integração.
Em algumas disciplinas de Ciências Humanas, como História, essa conexão é mais simples, porque pode ser feita de maneira cronológica. Contudo, pode-se associar os conceitos estudados com nomes de personagens, filmes, times de futebol e o que mais for prático para você.
2. Faça resumos
Os resumos são excelentes exercícios para praticar o que você sabe a respeito do conteúdo, principalmente quando são feitos com as suas próprias palavras. Após ler a disciplina e a parte teórica, experimente transcrever para um papel com base no que você entendeu. Ao revisar, você poderá identificar os pontos com mais dúvidas e dificuldades.
3. Experimente criar mapas mentais
Caso escrever não seja a melhor técnica para você, crie mapas mentais. Em resumo, esses diagramas utilizam de elementos gráficos como setas, ícones e desenhos para sistematizar a informação teórica e gerar melhor visualização do conteúdo. Assim, mais do que somente a teoria, o seu cérebro acaba memorizando o desenho completo.