3 planetas que são muito parecidos com a Terra

Não é de hoje que a NASA busca novos planetas parecidos com a Terra. Confira alguns dos principais já descobertos, situados nas zonas habitáveis.

Desde a descoberta do primeiro planeta fora do nosso sistema solar, em 1992, a busca por exoplanetas – aqueles que orbitam estrelas além do Sol – tem sido uma jornada empolgante e reveladora. Entre eles, alguns têm atraído a atenção dos cientistas por serem muito parecidos com a Terra.

continua depois da publicidade

Chamados de “Terra 2.0”, eles possuem certas características que os tornam potencialmente habitáveis. Conheça três deles a seguir.

3 planetas muito parecidos com a Terra

Leia também

1. Wolf 1069b

Em fevereiro deste ano, o Instituto Max Planck de Astronomia anunciou a descoberta do exoplaneta Wolf 1069b, localizado fora do Sistema Solar e potencialmente habitável. Com tamanho similar à Terra, ele orbita a estrela anã vermelha Wolf 1069 na chamada “zona habitável”, onde a temperatura permite condições adequadas para a vida.

O exoplaneta está a 31 anos-luz de distância, considerado relativamente próximo em termos astronômicos. A existência de um núcleo fundido é crucial para a habitabilidade de um corpo celeste, pois gera um campo magnético que protege contra partículas solares.

continua depois da publicidade

Wolf 1069b, de acordo com simulações de computador, pode possuir um núcleo fundido, tornando-o um candidato promissor para vida. O exoplaneta completa sua órbita em 15,6 dias terrestres e mantém sempre o mesmo lado voltado para a estrela, resultando em um lado com luz constante e outro na escuridão.

2. Kepler-186f

Visto pela primeira vez pelo telescópio Kepler em 2014, Kepler-186f está localizado a cerca de 500 anos-luz, na constelação de Cygnus. Ele é especial por ser o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra encontrado na zona habitável de sua estrela.

O Kepler-186f orbita uma estrela anã vermelha. No entanto, devido à distância entre os sistemas solares, é difícil determinar as características exatas de sua atmosfera e superfície. Ainda assim, sua descoberta representa um avanço significativo na busca por lugares que poderiam abrigar vida.

continua depois da publicidade

3. Proxima Centauri b

Localizado no sistema estelar mais próximo do nosso, a 4,24 anos-luz de distância, o Proxima Centauri b é um exoplaneta que tem despertado grande interesse. Ele orbita a estrela anã vermelha Proxima Centauri, que faz parte do sistema estelar triplo Alfa Centauri.

Embora sua massa e tamanho sejam similares aos da Terra, sua proximidade com sua estrela resulta em condições muito diferentes. Ele orbita tão próximo dela, que seu ano dura apenas 11,2 dias terrestres.

No entanto, devido à natureza da anã vermelha, o Proxima Centauri b recebe cerca de 65% da energia que a Terra recebe do Sol, o que poderia permitir a existência de água líquida em sua superfície.

Leia também

Concursos em sua
cidade