3 ótimas profissões para quem quer trabalhar com esportes

As melhores profissões para quem quer trabalhar com esportes são opções até mesmo para quem quer ainda entrar nesse universo, mesmo sem ser atleta ou estar diretamente no campo.

Quem nunca se imaginou como um jogador de futebol, um lutador de destaque ou até um piloto de automobilismo? Pois bem, ainda que essas carreiras não sejam para todos, existem algumas ótimas profissões para quem quer trabalhar com esportes e que oferecem bons salários e benefícios vantajosos.

continua depois da publicidade

São diversas possibilidades para quem sonha trabalhar nessa área, seja como preparador físico de atletas, psicólogo ou nutricionista esportivo e até diretamente com a carreira desses profissionais. Sobretudo, é necessário ser flexível para acompanhar as mudanças no mundo dos esportes. Saiba mais informações a seguir.

3 ótimas profissões para quem quer trabalhar com esportes

Leia também

1) Fisioterapeuta Esportivo

A Fisioterapia Esportiva é uma especialidade da área de Fisioterapia cujo foco das atividades é a prevenção e tratamento de lesões associadas a esportes e práticas esportivas. Dessa maneira, precisa de um profissional responsável, ético, organizado e disposto a lidar com os cuidados necessários para a preparação e recuperação dos atletas.

Ao longo da formação, e da especialização nessa área, o profissional aprende diversos métodos para o cuidado dos atletas. Por isso, consegue lidar com contusões, fraturas, luxações, inflamações nas articulações, tendinopatias e casos mais sérios que afetem a mobilidade geral do membro.

continua depois da publicidade

Ou seja, é fundamental dominar os conhecimentos relacionados à Anatomia Humana, Ortopedia, Biomecânica, Fisiologia Humana, Traumatologia, Primeiros Socorros e tudo mais. O profissional pode contar com apoio das tecnologias mais recentes para atuar de maneira mais efetiva.

Nesse cargo, estima-se que a média salarial seja de R$ 5,6 mil. Porém, é possível ampliar essa remuneração de acordo com o trabalho realizado, como a atuação em times nacionais e internacionais ou no acompanhamento de atletas renomados.

2) Agente Esportivo

Esse profissional, formado em Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda, é o responsável por gerenciar a carreira dos atletas, procurando ativamente as oportunidades de crescimento, patrocínio, trabalho de imagem e realizando os procedimentos relativos à contratação em diferentes equipes.

Sendo assim, precisa dominar as áreas de Marketing, Comunicação Social, Publicidade, Administração de Negócios, Empreendedorismo, Gestão de Carreira e muito mais. Como o principal canal entre o atleta e o mercado esportivo, é quem realiza todos os cuidados necessários na carreira desse profissional.

continua depois da publicidade

Em outras palavras, deve administrar tanto os aspectos de imagem quanto as questões de alimentação, rotina de treinamento, recuperação, acompanhamento médico, agenda de compromissos publicitários e muito mais. Além disso, é quem cuida da burocracia relacionada aos pagamentos, participação em partidas e afins.

Por conta dessa atividade, acabam recebendo grande parte dos lucros gerados através do atleta. Em alguns casos, são os próprios familiares que se responsabilizam pela carreira. Comumente, acaba recebendo 10% do salário mensal do jogador, o que pode equivaler a R$ 1,6 milhões por mês, a depender do contrato.

3) Nutricionista Esportivo

O Nutricionista Esportivo é o profissional que equilibra o exercício físico e a prática esportiva com uma alimentação balanceada. Sendo assim, é quem trabalha na orientação dos atletas para promover recuperação após treinos e provas, melhorar a saúde, manter o equilíbrio metabólico, aperfeiçoar as performances e até prevenir lesões.

continua depois da publicidade

Como os atletas estão acostumados com um grande consumo energético, é fundamental que a alimentação complemente essa perda para manter a saúde em dia. Em algumas situações, o Nutricionista Esportivo é quem cuida da formulação de complementos e vitaminas que sustentem as demandas do organismo.

O Nutricionista Esportivo é fundamental na melhora do desempenho de atletas, sejam eles amadores ou profissionais de alto rendimento. Mais do que garantir que o organismo está bem abastecido, conseguem desenvolver dietas que gerem mais energia ao longo do dia.

Além de cuidar dos aspectos estéticos e funcionais, são fundamentais na prevenção de doenças, pois garantem que o corpo está bem nutrido e contemplado em suas necessidades. Portanto, podem atuar tanto no preparo para competições quanto na manutenção ao longo do processo e recuperação no período de descanso.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade