A revisão é uma etapa fundamental dos estudos, uma vez que permite que o estudante retome a jornada de aprendizagem em relação a uma disciplina e acompanha outros processos, com a realização de exercícios e simulados. Sendo assim, existem 3 métodos de revisão que você precisa conhecer que podem fazer diferença nos seus estudos.
Seja na preparação para um concurso público, vestibular, exame profissional, provas da faculdade ou da escola, esses métodos podem ser aplicados dentro da sua rotina de estudos. Além de auxiliarem no domínio do conteúdo programático, é possível desenvolver essas ferramentas a longo prazo e tornar a aprendizagem mais fácil. Saiba mais informações a seguir e descubra como revisar corretamente:
3 métodos de revisão que você precisa conhecer
1) Técnica Feynman
A Técnica Feynman foi criada pelo físico Richard Feynman, conhecido por ganhar o Prêmio Nobel da Física em 1965. De acordo com esse método, é possível aprender qualquer assunto em quatro passos. Dessa forma, ao utilizar essa metodologia para a revisão, pode-se agilizar o aprendizado e a memorização do conteúdo. Dito isso, siga os passos a seguir:
- Selecione um tema e estude tudo o que você puder sobre ele, por meio de livros, filmes, artigos científicos, videoaulas e diretamente com o professor.
- Escreva no topo de uma folha o título do conteúdo, e abaixo coloque tudo que você entendeu sobre esse tópico com as suas palavras, escrevendo da forma mais simples possível. Depois, leia tudo em voz alta, como se você fosse um professor ditando a matéria para a turma.
- Nesse processo de leitura, identifique o que você aprendeu e quais são os pontos de dificuldade ou que ainda não foram entendidos. Retome o conteúdo e estude novamente esses pontos.
- Por fim, revise o conteúdo, recomeçando do primeiro passo e simplificando ao máximo todas as informações. Procure usar as suas palavras e não as das fontes que estiver consultando.
A Técnica Feynman utiliza da explicação oral para pessoas que não entendem o conteúdo ou para si mesmo em voz alta como maneira de consultar o que foi escrito e aperfeiçoar o método no processo de revisão.
2) Técnica Pomodoro
Provavelmente uma das técnicas mais conhecidas para estudar e revisar, a Técnica Pomodoro trabalha com o gerenciamento do tempo a fim de gerar o melhor desempenho nos estudos. Criada em 1980 pelo autor Francesco Cirillo, esse método consiste em dividir os seus estudos em quatro blocos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre cada um deles.
No final, o estudante pode descansar por 30 minutos e depois recomeçar no primeiro bloco. Por meio dessa técnica, pode-se revisar disciplinas inteiras, ou então parte das anotações em ordem cronológica, ordem dos eventos e ordem de prioridade do conteúdo. No último bloco, a recomendação é anotar quais foram as principais dificuldades para concentrar nesses tópicos após o intervalo.
3) Resumos e mapas mentais
Os resumos e mapas mentais são métodos infalíveis de revisão que se adaptam ao perfil de todos os estudantes, pois trabalham com técnicas de visualização e dinamicidade na escrita do conteúdo. Ou seja, é necessário que o conteúdo aprendido seja transformado em desenhos organizados que serão memorizados pelo cérebro ou fichas de informação escritas com as próprias palavras.
Ao longo do processo de produção desses resumos e mapas, grande parte das informações estão sendo processadas e aprendidas, uma vez que você está pensando em como resumir o que leu ou de que forma sistematizar em um mapa. É possível adotar um sistema de cores específicas para indicar as informações principais, as dúvidas mais frequentes ou os tópicos que podem ser cobrados no exame.
Aos poucos, os resumos ficam mais sucintos e os mapas mentais mais bem desenvolvidos, de modo que se tornem uma ferramenta ainda mais funcional e prática. Você pode fixar ambos em seu ambiente de estudo e consultar quando estiver com dúvidas, ou revisar enquanto realiza outras atividades cotidianas para internalizar as informações.