Para melhorar a sua vida, é necessário mudar os seus hábitos e atividades pensando em promover mais bem-estar. Neste contexto, existem habilidades simples que podem melhorar drasticamente sua vida, baseadas em estudos científicos.
Com o suporte da Ciência, essas habilidades foram comprovadas como práticas que fazem diferença no cotidiano e também no estilo de vida de cada indivíduo. Entenda mais informações a seguir e saiba o que você precisa aprender.
Quais são as habilidades simples que podem melhorar drasticamente sua vida?
1. Fazer exercício regularmente
De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a prática de exercícios físicos é essencial. Porém, não estamos falando somente do aspecto estético relacionado com uma vida mais ativa.
Basicamente, pessoas que são fisicamente ativas durante cerca de 150 minutos por semana têm um risco 33% menor de mortalidade por todas as causas do que aquelas que são fisicamente inativas. E esses não são os únicos benefícios previstos.
A prática de exercícios melhora a função cognitiva, estimula a memória, reduz o risco de doenças, fortalece a estrutura óssea e muscular do organismo. Portanto, é uma habilidade que faz bem para o corpo e para a mente.
2. Ter um sono de qualidade
Não adianta nada ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos com frequência se você dorme super mal. Um sono de qualidade reduz os riscos de hipertensão, fortalece o sistema imunológico, previne o ganho de peso e não para por aí.
Quem consegue dormir regularmente reduz a falta de libido, alterações de humor e o risco de diabetes, acidentes vasculares cerebrais e até alguns tipos de câncer. Entendeu como descansar faz toda a diferença na sua rotina?
Um estudo longitudinal realizado com mais de 10,3 mil funcionários públicos britânicos mostrou que aqueles que reduziam o sono de sete para cinco horas ou menos por noite tinham quase o dobro de probabilidades de morrer por todas as causas.
O destaque ficou para as doenças cardiovasculares, mostrando que o sono é fundamental para a saúde do coração.
3. Gerenciar o estresse
Segundo um artigo da Cleveland Clinic, o estresse pode contribuir para problemas de saúde como doenças cardiovasculares, ansiedade, irritabilidade, sono irregular, abuso de substâncias e até doenças emocionais como depressão.
Neste contexto, os autores também apresentam maneiras inteligentes de gerenciar o estresse e se proteger desses problemas de saúde. Entre as medidas estão a prática de meditação, alimentação saudável, sono equilibrado e prática esportiva.
Se quiser ir além, mantenha contato com pessoas que te fazem sentir bem, adote o hábito de escrever sobre seus sentimentos e invista em algum tipo de terapia emocional. Essas ações são excelentes para quem busca um estilo de vida mais equilibrado.