3 filmes sobre mulheres fortes que você PRECISA assistir

Confira alguns títulos sobre mulheres que acreditaram em si mesmas e alcançaram o sucesso, apesar de todas as dificuldades que enfrentaram.

Embora ao longo da história da sétima arte a maioria dos heróis ou guerreiros tenha sido tradicionalmente do sexo masculino, o progresso imparável da sociedade tornou cada vez mais comum ver as mulheres demonstrarem sua força e coragem no cinema.

continua depois da publicidade

Por muitos anos, as mulheres foram mostradas como seres indignos, condenadas a preconceitos e estereótipos de todos os tipos. Felizmente, a evolução da sociedade está se refletindo no cinema e, poucos anos depois, a mulher conquistou um papel muito mais ativo, fora do controle da autoridade masculina.

Hoje as protagonistas femininas representadas nas telonas têm uma atitude muito mais autêntica e independente, em que decidem o seu futuro e lutam por ele. Um exemplo são “As Sufragistas” (2015), filme estrelado por Carey Mulligan, Meryl Streep e Helena Bonham Carter, que conta a história real de centenas de trabalhadoras que lutaram pelo sufrágio universal na Inglaterra antes da Primeira Guerra Mundial.

Leia também

Hoje, mergulhamos no mundo da ficção para selecionar títulos onde podemos encontrar papéis femininos com os quais toda mulher pode se identificar, bem como situações extraordinárias que podem inspirar qualquer pessoa e, em muitos casos, levar você a refletir sobre a vida das mulheres na sociedade. Confira a seguir.

continua depois da publicidade

3 filmes sobre histórias de mulheres fortes

1. As Sufragistas (2015)

“As Sufragistas” (“Suffragette”) é um drama histórico que conta a história do movimento sufragista feminino na Grã-Bretanha durante o início do século XX. O filme é estrelado por Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep, e foi dirigido por Sarah Gavron.

A produção segue a história de Maud Watts, uma mulher da classe trabalhadora que se envolve no movimento sufragista, que reivindicava o direito das mulheres votarem e serem votadas, após ser radicalizada por uma série de eventos.

Seu enredo é um excelente retrato da luta pelos direitos das mulheres e até onde as elas tiveram que ir para serem ouvidas. O longa também destaca as contribuições das mulheres da classe trabalhadora para o movimento sufragista, um grupo frequentemente esquecido na história. “As Sufragistas” é um lembrete importante da luta contínua pela igualdade de gênero e do progresso que foi feito até agora.

continua depois da publicidade

2. Histórias Cruzadas (2011)

“Histórias Cruzadas” (“The Help”) é um drama de direitos civis que conta a história de empregadas domésticas afro-americanas trabalhando em casas de brancos em Jackson, Mississippi, durante o início dos anos 1960.

O filme é estrelado por Viola Davis, Octavia Spencer e Emma Stone e foi dirigido por Tate Taylor. O longa segue a história de Eugenia “Skeeter” Phelan, uma jovem branca que se propõe a escrever um livro sobre as experiências de empregadas domésticas negras no sul.

Seu enredo é um lembrete emocional e poderoso da luta contínua pela igualdade racial e do papel que as mulheres desempenharam nessa luta. “Histórias Cruzadas” também destaca a força e a resiliência das mulheres afro-americanas que trabalhavam como empregadas domésticas naquela época e as amizades que se formaram além das linhas raciais. O filme é um lembrete da importância de defender o que é certo, mesmo diante da adversidade.

continua depois da publicidade

3. Estrelas Além do Tempo (2016)

“Estrelas Além do Tempo” (“Hidden Figures”) é um drama biográfico que conta a história de três mulheres afro-americanas que trabalharam como matemáticas na NASA durante a década de 1960. O filme é estrelado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe, e foi dirigido por Theodore Melfi.

Ele conta a história de Katherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, que fizeram contribuições significativas para o programa espacial. O longa é um lembrete inspirador do importante papel que as mulheres, principalmente as negras, desempenharam no programa espacial e na comunidade científica.

O filme também destaca as barreiras que essas mulheres enfrentaram, tanto como mulheres quanto como afro-americanas, e a perseverança que demonstraram diante da adversidade. Estrelas Além do Tempo é um excelente exemplo do poder da perseverança e da importância de reconhecer as contribuições das mulheres na sociedade.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade